Contextos de persuasão e por que eles convertem

Tempo de leitura: 7 min

Eu amo tudo o que se refere a persuasão. E nesse texto específico quero falar sobre escrita persuasiva envolvendo o copywriting

Por isso, nesse texto resolvi pesquisar contextos persuasivos que possam ser amplamente aplicáveis, trazendo ideias que servem para qualquer profissional, mas principalmente para quem trabalha com vendas!

E para começar, a escrita persuasiva primeiramente envolve começar pesquisando seu cliente ou prospect antecipadamente. É o que chamamos em empreendedorismo digital de Jornada do cliente!

Depois disso, você vai conhecer os pontos de dor e conseguirá fazer uma oferta mais assertiva!

Dito isso, vamos aos 8 contextos aplicáveis para as suas vendas:

1 – Apelo sensorial

Conhecendo as características do seu produto, crie um contexto levando a mente do cliente a imaginar como essas características vão ajudá-lo a ter uma vida melhor.

Não é novidade que o marketing sensorial vem destacando marcas – quando elas oferecem junto ao seu produto – um contexto agradável na medida certa.

Cheiro, sons, tato, visual. Tudo isso pode funcionar em conjunto ou isoladamente para entregar a melhor experiência. E isso pode ser feito de forma “virtual” ou imaginativa.

Por exemplo, no conhecido anúncio do Rollys Royce de 1959, David Ogilvy apelou para o silêncio do automóvel.

A lição de Ogilvy foi deixar o cliente imaginar-se curtindo esse silêncio dentro do carro. Para o contexto de guerra daquela época, era o que muitas e muitas pessoas buscavam: Luxo aliado a um momento de silêncio!

2 – Antecipe objeções e identifique valores

Todo mundo tem valores e a questão dos valores comuns conecta muito com consumidores, ainda mais se a proposta do seu produto for uma causa (Ex: social, ambiental etc).

Por exemplo, a marca brasileira de produtos de limpeza Ypê busca transmitir valores comuns às pessoas como cuidado com a natureza.

Isso é útil para aumentar a confiança no seu produto. Lógico que a embalagem, as fontes e as cores devem remeter aos valores que a marca quer transmitir.

Busque identificar os valores comuns ao seu cliente. Para algumas pessoas “Trabalho” é um grande valor. Para outras, é “Ajudar a quem precisa”. Se você souber que grupo de valores regem o comportamento do seu prospect, você terá uma porta de entrada para vender – e poucos usam isso.

3 – Humor

Fazer as pessoas rirem em momentos estratégicos, pode ser a chave para aumentar o seu awareness e as suas vendas.

A Ricola, uma pastilha para tosse dos EUA, encontrou no humor uma forma de criar uma narrativa para seu produto.

campanha ricola persuasão com humor

A indústria farmacêutica é conhecida pela sisudez e lógica na comunicação, mas a Ricola usou narrativas como diversão e simplicidade.

A empresa fez isso ao relacionar frases que poderiam ser entendidas errado se no meio houvesse um tossido.

4 – Empatia

Ao entender a perspectiva do seu cliente, você pode oferecer o que ele quer de forma precisa.

Em 1950, os muscle cars eram moda nos Estados Unidos. A VW americana se viu então no desafio de vender o seu fuscaComo ela fez isso?

campanha think small

A agência DDB criou a narrativa de “Pense pequeno” e conseguiu vender a ideia de que você precisava de um segundo carro “simples”. Eles fizeram isso demonstrando benefícios tangíveis de um carro menor:

  • Menos consumo de combustível;
  • Seguro mais barato;
  • Menos manutenção.

Aliado a isso, os anúncios foram feitos em preto e branco, demonstrando o fusca em tamanho pequeno, o que fez o anúncio se destacar visualmente.

Em seu livro Pre-Suasion, o notável psicólogo social Robert Cialdini escreve que: “Qualquer coisa que chame a atenção em si mesma pode levar os observadores a superestimar sua importância”.

Para surpreender seus clientes, entenda primeiro a perspectiva deles. Fazendo isso – visual e verbalmente -, você pode criar uma campanha que fica na mente.

Lição: Menos é mais.

5 – Exclusividade

Usando basicamente a ideia de que menos é mais e é mais desejado a Hiut Denim Co. vende basicamente jeans em seu site, mas conectando sempre a ideia de que eles não são uma marca para todo mundo. 

Exemplo:

“A limited number of pairs of our recent short runs.” 

Outra frase fala que eles defendem é “o melhor jeans que podem e não mais do que podem”.

Eles sempre vendem a ideia do seu produto ser útil, sem frescuras, durável e confiável.

6 – Customize sua linguagem

Usar as mesmas palavras que os clientes usam ativa suas representações mentais existentes, o que os ajuda a organizar as informações.

Todas as pessoas mantém um diálogo mental consigo mesmo, cujo objetivo é sempre o olhar para seus negócios, seus entes queridos etc.

Você deve sempre emular essas conversas expressando o que seus clientes estão pensando, mostrando que você os entende e então a sua copy se torna mais crível.

Nesse contexto, uma mina de ouro pode ser oferecer materiais que apresentem como:

–      Usar o que as pessoas falam sobre o produto;

–      O problema específico que o produto resolve;

–      Que problemas o produto Não resolve;

–      Algo desejável que está incluso no produto.

Se o seu cliente fala de um jeito, fala uma gíria (etc.), use a mesma linguagem. 

Palavras curtas e mais comuns são mais fáceis de entender do que palavras longas e com jargões.

7 – Seja convincente

Em 1929, apenas 7% das pessoas escovavam os dentes. A missão de Claude Hopkins era escrever uma copy que convencesse as pessoas a mudar esse comportamento.

Para isso, precisou usar uma tática diferente de forma que atingisse a consciência do seu público.

Para chamar a atenção, Hopkins escreveu sobre o “filme” em seus dentes. Se você passar a língua pelos dentes, poderá sentir imediatamente – e é exatamente isso que as pessoas fazem depois de ler este anúncio.

Esta copy foi inteligente, pois:

  1. Chamou a atenção das pessoas;
  2. Conscientizou-os de um problema que eles não sabiam que tinham;
  3. Ofereceu-lhes uma solução para esse problema.

E funcionou: de acordo com o livro O Poder do Hábito, do autor Charles Duhigg, 65% da população escovou os dentes (com a Pepsodent!) em uma década da campanha.

Veja uma de suas campanhas:

8 – Deixe as pessoas curiosas

Use a curiosidade como uma forma de chamar atenção. A Moz faz isso no banner em seu site, inserindo algo que o seu público não sabe (mas quer). 

A Moz conhece sobre SEO e se posiciona como autoridade, e para saber mais, o prospect precisa clicar em “Experimente o Moz Pro de graça”, e você vai descobrir o segredo deles.

Na headline (título), a Moz informa sua proposta de valor sem muito jargão. Toda equipe de SEO deseja aumentar o tráfego, as classificações e a visibilidade.

Aliado a isso, há um botão grande, mas com cores suaves, dizendo embaixo que a pessoa pode cancelar a qualquer momento.

Conclusão de tudo: Três regras para uma copy arrasadora:

1. Utilize a Clareza:

·     Fazendo as pessoas te entenderem;

·     Usando Curiosidade;

·     Oferecendo a promessa de um benefício (irresistível).

2. Use uma linguagem coloquial

Quanto mais sua escrita for parecida com uma pessoa real, mais conexão ela gera. 

3. Identifique dores do seu público

Segmente os pontos problemáticos de seus clientes com base no estágio de conhecimento deles:

–      Fale sobre o que os clientes gostam de fazer;

–      Fale sobre suas dores;

–      Fale sobre opiniões para vencer sua dor;

–      Compartilhe valores que o seu cliente considera;

–      Mostre suas características (recursos, preços etc.).

Espero que esse material tenha sido suave e útil para você. Eu busquei ler coisas de fora do Brasil, justamente para trazer algo fresco e que seja aplicável ao seu contexto de vendas, seja ele qual for.

Se você gostou do conteúdo, deixe sua opinião abaixo. Vai ser muito importante pra mim saber se esse texto te ajudou.

Vamos juntos!

Para escrever esse texto, usei como referências:

https://www.activecampaign.com/blog/how-to-write-a-landing-page

https://www.activecampaign.com/blog/copywriting-examples

https://www.linkedin.com/pulse/8-exemplos-de-contextos-persuasivos-e-por-que-eles-convertem-mota-/

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