Linguagem corporal em reuniões corporativas

Tempo de leitura: 9 min

Linguagem corporal e persuasão
Imagem por Campaign Creators da Unsplash

A psicologia de onde você se senta – da sala de reuniões à mesa de conferências.

Não tem jeito. Você vai ter uma reunião hoje. Daí, você entra em uma sala de conferência e se depara com uma decisão ENORME …

Onde se sentar?

Qual é o melhor lugar?

Devo me sentar perto do chefe? 

O lugar onde você se senta em uma reunião importa muito mais do que você pensa! E a ciência tem ótimas dicas sobre onde sentar em uma mesa de conferência e como otimizar nossas opções de assentos.

Resumindo: Nem todos os assentos são iguais em termos de linguagem corporal.

Um pesquisador chamado Robert Sommer foi o primeiro a descobrir que onde nos sentamos em uma reunião afeta muito as nossas relações.

Esse autor focou sua pesquisa na chamada Psicologia Ambiental que estuda justamente essas delimitações de espaço pessoal e sua relação com o ambiente em que se está.

As percepções das pessoas sobre você: como você marca seu território?

Numa reunião por exemplo, as pessoas demarcam o seu território, seu espaço. Aliás, não é só numa reunião. Vemos isso a todo momento, mas costumamos não dar muita importância.

Se você vai viajar de ônibus por exemplo, quando se senta na cadeira com uma pessoa do seu lado, um dos dois vai acabar se apropriando do apoio de braço central. Quem faz isso primeiro, emite uma mensagem de “eu que mando” ou “esse espaço é meu!”.

De igual modo, algumas cerimônias acontecem numa reunião de negócios/trabalho e levam a gente às seguintes reflexões:

Eu estou me sentido incluído ou excluído?

Qual é o status dos relacionamentos com os outros na sala?

Qual o papel da pessoa que senta próximo ao chefe?

Faça o teste de mesa de reuniões:

É hora de ver o que a ciência tem a dizer sobre essas questões. Veja como escolher o lugar perfeito para participar de uma reunião.

Etapa # 1: Os lugares e seus símbolos

Para ficar mais fácil entender cada lugar na mesa, abaixo está um gráfico de uma sala de conferências típica, elaborado pela pesquisadora Vanessa Van Edwards:

A persuasão em reuniões de trabalho

Posição A: O Super jogador

Este assento, o da cabeceira, geralmente é reservado para o chefe, o VIP ou a pessoa que conduz a reunião. Isto é especialmente verdadeiro se uma tela de projeção estiver por trás dele.

Posições B e C: Os Aliados

As pessoas sentadas ao lado do chefe geralmente são vistas como as mais favoráveis ao mesmo.

Isso pode ou não ser verdadeiro, no entanto, nessa posição é útil alguém ser capaz de sussurrar coisas no ouvido do chefe. Também é mais provável que essa pessoa seja ouvida pelo chefe se o grupo estiver falando de uma só vez.

O Dr. Richard Winters, da Mayo Clinic, que também é um coach profissional e executivo para líderes de saúde, chama essas posições de flanqueamento:

“Quando você se senta nesta posição, você pode influenciar e auxiliar o fluxo da reunião. Você pode chamar a atenção para perto ou longe dos tópicos. Você pode acelerar ou desacelerar a agenda. ”- Dr. Richard Winters

Posição D: Os do meio

As pessoas dos meios vão ter menos contato visual e menos tempo, simplesmente por causa da natureza de uma mesa de reuniões. Este pode ser um bom lugar para entrar em modo furtivo. Se você não tem escolha e tem que sentar no meio, esteja preparado para falar se quiser ser ouvido.

Dica: Se você se inclinar para frente e levantar um pouco a mão, pode atrair um contato visual e atenção se quiser adicionar um comentário importante.

Posição E: O opositor

Se você está sentado em frente ao seu chefe, é melhor você ter muito a dizer.

Normalmente, quando estamos enfrentando alguém, nos sentimos mais contrários em relação a eles. Esteja ciente disso, se você acabar neste lugar.

Se você quer ser um opositor – esteja pronto para falar e dirigir diretamente ao chefe.

Já se você não quiser ser um opositor – mas for forçado a entrar neste lugar – seja mais verbal e não verbalmente favoravelmente. Para mostrar que não é opositor, sorria mais, acene com mais atenção e dê um feedback mais favorável.

Dica: Às vezes, se duas pessoas estiverem realizando uma reunião, elas ficam nas duas extremidades da mesa. Esta é uma ótima maneira de mostrar fisicamente um ponto de vista equilibrado, com informações provenientes de ambos os lados.

Posição F: Os laterais

Precisa sair mais cedo? Não quer ser ouvido? Ainda não é um chefe? Então a linha lateral é para você. Isso pode estar perto da porta – especialmente se você tiver que sair, ou como assistente – atrás do chefe.

Linguagem corporal em reuniões corporativas

Etapa # 2: qual é o seu objetivo ou modo?

Qual é o seu objetivo ou modo em uma reunião? O Dr. Winters descobriu que as pessoas normalmente querem ser vistas e ouvidas, ou não. Tudo vai depender do momento. Em geral buscamos equilíbrio entre os dois comportamentos…

Modo Atenção: Eu quero falar muito. Eu quero ser ouvido. Eu quero ser notado.

Modo furtivo: eu quero falar menos. Eu não quero ser notado. Eu posso até querer me esconder.

Nenhum deles está errado, mas é importante ter um propósito. O modo furtivo pode ser ótimo para ouvir em uma reunião em que você não tem muito a contribuir com a agenda. O modo de atenção pode ser ótimo se você quiser ser notado pelo chefe e assumir um papel de liderança.

Resumindo: Você deve saber seu objetivo na reunião antes de entrar na sala. Isso ajudará você a tomar a melhor decisão da cadeira que vai sentar.

Como se comportar na sala de reuniões?

Etapa # 3: Avalie a necessidade de se ausentar

Você tem que fazer xixi? Você tem que sair mais cedo? Existe uma chance de você receber uma ligação urgente de um cliente? Você quer um café?

Essas perguntas parecem bobas, mas não quando você tem que sair ruidosamente no meio de uma reunião. Antes de se sentar em uma cadeira, pense em seu plano de ação e se você pode precisar levantar a qualquer momento.

Nada é pior em uma reunião do que quando você está prestes a fazer um ponto importante e alguém está rastejando sobre cadeiras para chegar ao banheiro.

Linha de fundo: procure não ficar nessa posição, não seja essa pessoa. Mas se você já souber que terá de sair, fique na posição F ou D, perto da porta.

Etapa # 4: O Big Boss como referência

Quem é o grande chefe? Seu chefe! O tomador de decisões! Como citado, antes de entrar na reunião, decida qual o seu objetivo nela. Isso por que a ciência é bem clara aqui. Uma pesquisa da Universidade de Cornell descobriu que:

Quanto mais próximo você estiver de alguém fisicamente, mais perto você se sentirá.

Em outras palavras, quanto mais você se senta perto do seu chefe, mais forte é a percepção de empatia dele.

Proximidade não é a única questão a considerar. Você também quer pensar na linha de visão.

Se você tem muito a dizer ao seu chefe ou vai se apresentar consideravelmente, você pode pensar em ser o oposto deles – então você está em sua linha direta de visão. Esta posição vem com alguns riscos, mas pode ser uma boa escolha estratégica se você quiser causar impacto.

Conselho básico: Use o chefe como uma referência.

Passo # 5: O lado importa

Você deve se sentar à direita ou à esquerda de um chefe?

A ciência é clara:

Se você quer ser ouvido, sente-se à esquerda do chefe. Se você quiser passar despercebido, sente-se à direita do mesmo…

Isso é verdade nos negócios e até no ensino!

“Um estudo descobriu que os professores ignoram os alunos que se sentam à sua direita, e os alunos que se sentam à esquerda geralmente têm um desempenho melhor e são chamados mais vezes.”

O mesmo vale para os negócios: a pesquisa mostra que mais negócios são feitos quando você se senta à esquerda de um cliente em potencial. ”– Joan Raymond, ex-professor, diretor e superintendente.

Conclusão:

As melhores opções para o Modo de Atenção são A, B e E;

As melhores opções para o Modo Furtivo são D, F e C.

Passo # 6: Seja um “Profissional” em lugares para sentar em reuniões.

Se você quer ser o mestre do assento perfeito, eu tenho algumas dicas para você:

Tome nota: Normalmente, as pessoas tomam os mesmos assentos todas as vezes.

Preste atenção para onde seu chefe normalmente está: Preste atenção para onde o maior influenciador geralmente se senta – você quer vê-los mais facilmente, ouvi-los mais facilmente ou ficar longe deles?

Chegue cedo: eu preferiria ir a um quarto vazio do que a um quarto cheio e ficar preso ao banco contrário ao chefe ou a um assento lateral.

Sem cadeira principal: Às vezes você entra em uma sala e a mesa de conferência não tem cadeira de cabeceira. Esta foi provavelmente é uma tentativa de igualar a sala. Não se preocupe! Neste caso, as posições mudam ligeiramente, onde o chefe geralmente é considerado o meio dos lados.

Passo # 7: Assentos super especiais

Veja o que você deve ter em mente:

Proximidade denota acordo – os humanos não podem evitar. Pensamos que objetos mais próximos estão conectados.

Se você se senta ao lado de alguém, muitas vezes você está inconscientemente ligado a suas ideias. Você tem alguém que fala demais? Não sente perto deles. Você tem alguém com quem você concorda? Sente-se perto deles!

Seja o Recepcionista: A pesquisadora Vanessa Van Edwards diz que sempre tenta ficar em uma cadeira de frente para a porta. Por quê? Para sorrir e cumprimentar as pessoas enquanto elas entram.

Gostei disso!

Essa é uma maneira incrível de causar uma primeira impressão se você não encontrou alguém antes e uma ótima maneira de projetar autoridade e entusiasmo enquanto as pessoas entram.

Apresentações para mudar o Jogo: Se a reunião incluir uma apresentação de slides, isso pode mudar um pouco o jogo. Eu tento escolher a cadeira com a melhor visão dos slides e do apresentador.

Isso ocorre porque seu conforto e capacidade de ver a apresentação podem ser mais importantes do que sua posição ao redor da mesa, especialmente se a apresentação não tiver muita discussão.

Etapa # 8: E sobre mesas em círculo?

Mesas circulares são ótimas! Se você tiver uma escolha, sempre opte por uma mesa circular. Permite melhor contato visual e igualdade.

O único problema com mesas circulares é que o chefão – se houver um – dita os novos lugares sentados. Os contrários estão sempre em frente ao chefe, os aliados estão sempre à esquerda e à direita e os que ficam no meio, preenchem o resto.

Qual assento você escolhe? Qualquer um que você escolher, escolha sabiamente! Sua cadeira é mais importante do que você pensa.

Vá preparado para a sua próxima reunião!

Obrigado por ler! 🙂

Você está pronto para liberar todo o seu potencial para influenciar pessoas?

Então adquira o meu curso online As 5 Esferas da Influência por um preço (MUITO) especial. Clique na imagem abaixo:

Curso 5 Esferas da Influência

Referências:

https://www.scienceofpeople.com/seating-psychology/

https://www.scienceofpeople.com/business-seating/

https://www.scienceofpeople.com/how-to-choose-best-seat/

Livro Linguagem Coporal no Trabalho de Alan e Barbara Pease. Veja aqui.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!