Como fazer as pessoas se conectarem com você – verdadeiramente

Tempo de leitura: 8 min

Como fazer conexão com as pessoas

Quais são os segredos para alguém conseguir criar e manter conexão?

Através desta pergunta, mergulhei a pensar e em fazer uma análise em como eu me conectava e como pessoas se conectavam comigo.

Depois dessa reflexão inicial pesquisei sobre esses fatores. O que fiz então depois foi correlacionar tudo isso com a minha experiência, com a minha jornada desde a timidez extrema, até me tornar professor e palestrante. Um pouco do que descobri é o que vou te entregar nesse conteúdo. Espero que seja útil.

Para começar, veja se alguém já falou algo assim pra você:

  • Só você me entende.
  • Você é a única pessoa que posso falar sobre isso.

Se isso é algo que as pessoas te dizem regularmente, parabéns: você certamente sabe como fazer as pessoas se abrirem e consegue se conectar com elas profundamente. Isso revela que alguém encontrou um confidente em você – uma pessoa em quem pode confiar e ser honesto, aberto e vulnerável.

Ao longo do tempo estudando influência, tenho notado que a capacidade de se conectar profundamente com outras pessoas é vital para um relacionamento e para a sobrevivência das pessoas.

Vamos a uma evidência científica…

Os professores Noah Eisenkraft e  Hillary Anger Elfenbein constataram que cada pessoa transmite uma certa vibração, um impacto emocional sobre os outros, independentemente de como eles estão se sentindo. Os professores chamaram esse mecanismo de Presença afetiva.

Todas as pessoas tem necessidade de estabelecer laços de confiança. O grande segredo aqui é: Se você se esforçar para ouvir sinceramente, criará conexões profundas!

Richard Carlson escreveu que

Se você desenvolver essa habilidade, você vai se conectar profundamente com as outras pessoas.

Desde as famosas experiências com macacos de Harry Harlow, não há dúvida de que a conexão e a intimidade são vitais para a nossa saúde. Mas, além de sobreviver, a confiabilidade e o fato de ser um confidente natural também ajudam os seres humanos a prosperar.

Em resumo: você se torna um ser humano mais agradável em torno do qual as pessoas sentem que podem ser verdadeiramente elas mesmas.

A fórmula mental da conexão emocional

Pela minha experiência e pesquisas, há um pré-requisito fundamental para criar conexões verdadeiras. E isso refere-se a ter uma mentalidade de se dispor a…

…Ouvir e não julgar!

No livro 7 Hábitos das pessoas altamente eficazes, Stephen Covey revela que o hábito mais difícil é ouvir sem ficar tentando antecipar uma resposta, uma opinião imediata.

Quando uma pessoa vai lhe contar algo, na maioria do tempo ela quer apoio, não julgamento. Isso por que provavelmente outras pessoas a julgaram e ela não precisa de mais um juiz.

Se essa pessoa te escolheu para contar algo, evite a todo custo o hábito de julgar. O julgamento é o obstáculo número um para conexões significativas.

Se as pessoas se sentem julgadas por você, nunca confiarão em você com nada.

Mas como fazer isso?

Dê um “stop” na sua superficialidade

Esvazie sua mente dos preconceitos existentes. Tenha empatia e abra sua cabeça para receber o diferente ao seu modo de pensar.

Apenas seja gentil: Sem esperar nada em troca

Em outras palavras: seja gentil com os estranhos – você nunca sabe o que eles estão passando.

Não vista a toga da verdade

Você nunca saberá o que essa pessoa está realmente sentindo e como você tomaria decisões se fosse ela.

Enfim, julgar é um instinto de sobrevivência, é um instinto básico que nos ajuda a navegar pelas pessoas e tentar identificar ameaças.

Nunca você estará completamente livre de julgar os outros, mas tente de forma deliberada não fazer isso. É prática, é esforço!

Como se conectar com as pessoas

Como fazer alguém se abrir para você

Como disse, a mentalidade sem julgamento descrita acima precisa ser a base para qualquer conversa profunda e aberta que você tenha com outras pessoas.

Então…

Elaborei as etapas a seguir para te ajudar a conversar com mais qualidade. A sequência não é verdade absoluta, mas uma simplificação para ajudar você a ir melhor:

Etapa 1: Estabeleça um espaço físico reservado para uma conversa

Ninguém vai lhe confessar algo no meio do barulho. Uma conversa cara a cara requer um local reservado, um contexto. Isso não significa que não pode haver outras pessoas e até amigos por perto (como em uma reunião ou festa maior), mas deve ser apenas você quem está ouvindo.

Etapa 2: Abra-se, seja vulnerável e compartilhe sua própria fraqueza

Sim, é isso mesmo. Se você quer que as pessoas sejam vulneráveis, você deve estar disposto a ser vulnerável com elas.

Se você está apenas conhecendo alguém, espere até que ela compartilhe algo vagamente negativo ou uma luta da vida dela, depois compartilhe um dos seus problemas que se relaciona de alguma forma e é possivelmente ainda pior do que o da pessoa que está contando.

Eu descobri que as pessoas ficam muito mais felizes em saber que não estão sozinhas com suas lutas, que coisas semelhantes aconteceram com outras pessoas e que elas não são esquisitas e não precisam ter medo de falar sobre suas vidas, porque outras pessoas estão passando por aquilo também.

A escuta profunda chega mais tarde. Neste momento, trata-se de deixar a outra pessoa a vontade e ficar a vontade e estar bem com seus problemas é uma ótima maneira de fazê-lo.

Etapa 3: Não tenha medo de fazer perguntas íntimas

As conversas mais profundas param porque as pessoas têm tanto medo de se aprofundar… elas não querem ser intrometidas ou não se sentirem à vontade com a vulnerabilidade que lhes é servida em um prato.

Se uma pessoa chegou a compartilhar seus segredos ou lutas internas com você, é muito improvável que elas sejam escandalizadas por você fazer perguntas parecidas. Muito pelo contrário, descobri que as pessoas se sentem um pouco aliviadas porque você lhes dá um tipo de permissão para conversar mais e mostra seu interesse pelo que elas têm a dizer.

Os 4 componentes de uma conexão profunda

Você chegou até aqui, já tem elementos para estabelecer o “quebra gelo” de uma conexão.

Então quero te ajudar agora com 4 formas gerais de estabelecer conexão profunda. Tome nota 🙂

Componente 1: Ouvir

A verdadeira escuta é sobre conversar inteiramente sobre a outra pessoa, mesmo em sua mente.

Isso não significa apenas que você não interrompe suas próprias coisas, mas direciona toda a sua atenção para a outra pessoa sem pensar no que pode dizer em seguida ou em como isso se relaciona com você.

Componente 2: Prestar real atenção

Há uma diferença gigantesca entre ler distraidamente e ler um livro com um lápis na mão, destacar e tomar notas nas partes mais importantes.

Por último, o que se precisa fazer é realmente interpretar o que o livro está tentando comunicar, em vez de apenas ler com uma mente errante.

Se você tiver problemas para realmente ouvir o que as outras pessoas estão tentando se comunicar, imagine ter um lápis na mão e pergunte a si mesmo o que destacaria e “por que” quando elas estão falando.

Uma maneira de fazer isso é a técnica clássica, ouvindo ativamente, parafraseando o que a outra pessoa está dizendo e dizendo de volta a ela.

Componente 3: Entender

Ao falar sobre sentimentos e experiências pessoais, não há certo ou errado. De fato, a outra pessoa está sempre certa sobre sua percepção de como as coisas se desenrolam, mesmo que fundamentalmente diferente de como você experimentaria a mesma coisa.

Além disso, lembre-se de que não podemos escolher nossos sentimentos sobre uma situação específica. Sim, podemos mudar nossa reação a eles e o que eles fazem conosco, mas é preciso prática, e nem todo mundo está lá ainda.

O ponto principal do entendimento é: Só porque alguém está sobrevivendo não significa que eles estão prosperando e isso não significa que eles não podem se sentir mal ou reclamar.

Componente 4: Validar

Validação significa dizer à outra pessoa que o que ela está experimentando é correto e normal e que seus sentimentos são justificados. A maioria das pessoas (provavelmente você) se impressiona não apenas com seus problemas, mas também com suas reações negativas a eles. É por isso que, para lidar com qualquer problema, temos que lidar com nossa própria consciência primeiro.

Embora muitas vezes você não consiga resolver diretamente os problemas de outras pessoas, o passo maior para a criação de conexões significativas é validar o direito da outra pessoa de se sentir da maneira que está se sentindo e de praticar o entendimento diante de sua reação.

É por isso que, antes de tirar conclusões e / ou dar conselhos, você quer tentar dar um passo atrás. A maioria das pessoas não espera que outras pessoas resolvam seus problemas; se o fizerem, pedirão seu conselho especificamente.

Quando as pessoas estão se abrindo para você sobre seu mundo interior, o que elas realmente procuram é a validação – a sensação de que seus sentimentos estão sendo entendidos e justificados.

Isso consiste em três etapas principais:

  • Identifique uma emoção específica que a outra pessoa está sentindo.
  • Nomeie essa emoção.
  • Valide verbalmente essa emoção específica.

Eu espero sinceramente que este texto ajude você a entender melhor os relacionamentos. E mais que isso: ajude você a ter melhores conversas e por consequência, relacionamentos mais ricos e prazerosos.

Faça tudo de forma natural, esforçando-se para se conectar verdadeiramente com as pessoas. No fundo, você é quem vai crescer como ser humano e ainda ajudar a quem precisa.

E se você quiser ir além na sua jornada de se conectar e influenciar pessoas, recomendo a você o meu curso As 5 Esferas da Influência.

Este é um curso online e direto ao ponto, é o mais focado que consegui fazer.

Resumindo:

– São 5 aulas focadas de 5 a 10 minutos;

– Certificado de conclusão;

– Material de apoio;

– Estude agora ou guarde o curso para estudar quando puder;

– Apenas R$ 19,90!

Aqui está o link do curso.

Muito obrigado e até a próxima!

Referências para este texto:

Livro Como Conversar bem Prof. Danilo Mota

Estudo de Harlow e os macacos Rhesus

A maneira como você me faz sentir: evidências de diferenças individuais na presença afetiva

https://medium.com/better-humans/how-to-make-any-person-open-up-and-feel-deeply-connected-to-you-e4c46a0d9f90

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!