Como ser mais carismático e influente

Tempo de leitura: 7 min

Seja uma pessoa simpática, que gera uma imagem positiva e tenha mais resultados!

Esse artigo é para quem busca como ser mais carismático e influente e aumentar seu impacto pessoal. Eu escrevi esse texto pensando em por exemplo, quem procura um emprego, busca crescer na carreira ou mesmo precisa apresentar um projeto de pitch para captar investimentos.

Caso você não saiba, em qualquer situação, as pessoas com mais carisma conseguem mais resultados na carreira e conseguem influenciar mais.

Há uma ciência da simpatia e do carisma e a conclusão é que quem tem essas qualidades conseguem mais do que ganhar amigos, elas conseguem mais negócios!

As pessoas querem estar perto de pessoas carismáticas e estas atraem mais amigos apoiando-se numa inteligência emocional estruturada, conseguindo persuadir mais.

Dúvida?

Uma pesquisa do Australia Journal of Psychology descobriu que as pessoas mais amáveis são mais propensas a manter seus empregos – não devido a habilidades técnicas ou devido ao talento, mas devido à sua simpatia!

Por quê? Porque pessoas simpáticas são mais fáceis de trabalhar, são ótimas em equipes e levam as pessoas a trabalhar com elas sem problemas.

Confirmando isso, um estudo da TalentSmart com mais de um milhão de pessoas descobriu que pessoas que são muito simpáticas superam a performance daquelas que não são.

Pensando nessa questão, quero compartilhar com você cinco passos infalíveis que tenho testado e que são um gerador de resultados para a sua imagem pessoal usando o carisma:

como ser carismático
Compartilhe esse conteúdo no Pinterest

Passo #1: Sinalização

Existe um conceito na psicologia chamado de Tendência de amplificação de sinal. Isto é: as pessoas tendem a pensar que estão sendo interpretadas corretamente pelos outros, mas na verdade não estão.

Isso por que a maioria de nós esconde os reais sentimentos que temos e no final, queremos que os outros nos vejam como somos.

É uma defesa social, o medo de se expor.

A questão é que você esconde seus sentimentos, seus medos, e esconde que gosta das pessoas. No final, isso transmite uma imagem negativa.

Para resolver isso, sinalize que você gosta das pessoas ou de alguém. Diga isso com mais frequência.

Se você quer ser uma pessoa carismática ou simpática, seja simpático!

Passo #2 – Gostamos de pessoas que gostam de nós

Após o passo #1, agora quanto mais você gostar de gostar, mais gostado será!

Sim, os humanos são engraçados. No momento em que sabemos que alguém gosta de nós, gostamos mais deles também.

Por quê? Por que não há risco de rejeição social. Se sabemos que pessoas gostam de nós, não temos nenhum risco em gostar delas de volta. E subconscientemente, se alguém gosta de nós, pensamos: “Ei, essas pessoas devem ter muito bom gosto!”

Corroborando com isso, um estudo mostrou que crianças consideradas simpáticas não tinham vergonha de dizer “olá” pelos corredores, sorrir antes do interlocutor e serem claras no seu sinal social.

Resumindo: goste mais das pessoas e elas gostarão mais de você!

Passo #3 – Gostamos de pessoas que são como nós

Isso na psicologia se chama Efeito da atração por similaridade. O nome é complicado mas significa simplesmente que gostamos de pessoas que têm opiniões parecidas com as nossas, que se vestem como nós etc.

Em um estudo, os pesquisadores descobriram que tendemos a ajudar ajudar estranhos que se estes estiverem vestidos como nós. Por exemplo, se você estiver vestindo jeans e uma camiseta e outra pessoa estiver usando os mesmos itens, e pedir emprestado US $ 1 para o metrô, é mais provável que o ajudemos do que alguém vestido de maneira mais formal.

Então, como aumentar o efeito de atração da similaridade para ser mais agradável?

Fácil: Destaque as suas semelhanças, que é o passo 4 a seguir.

influência e persuasão
5 passos para ser mais influente / Foto: Unsplash

Passo #4 – Destaque suas semelhanças

Quando você quiser gerar uma imagem de que é uma pessoa que merece a confiança das pessoas, procure estabelecer com o interlocutor a sua semelhança com a dele.

Isso é comum, mas as vezes fazemos sem perceber, como é o caso de quando perguntamos se aquela pessoa tem um irmão chamado “José” por exemplo. Se ela diz que sim, falamos: “Ah, eu já trabalhei com ele. É um ótimo profissional.”

Ou seja, estabelecemos um ponto de semelhança (e esse ponto vai gerar reciprocidade, uma das leis de influência).

Finalmente, imagine que você deseja ampliar ainda mais as semelhanças numa conversa.

Se vocês e seu interlocutor amam assistir futebol, pergunte se ele joga ou já jogou futebol. Se ele é adepto a caminhadas, peça sua trilha favorita.

Você até poderia dar um passo adiante, pedindo-lhes para fazer uma caminhada juntos. Isso se baseia no efeito de atração da similaridade e cria um relacionamento com a outra pessoa.

Passo #5 – Seja verdadeiro nas relações

De nada adianta parecer semelhante, mas não entregar o que promete.

A sua credibilidade vai cair e aí você vai ser acusado de mal caráter!

Uma pesquisa feita pela UCLA com que os participantes classificassem mais de 500 adjetivos com base em sua importância para a simpatia.

Os adjetivos mais bem classificados não tinham nada a ver com serem extrovertidos, inteligentes ou atraentes (estereótipos de simpatia).

Em vez disso, os principais adjetivos eram sinceridade, transparência e capacidade de compreensão.

Em outras palavras, seja real.

Se você for sincero, integro, as pessoas tenderão a ser com você.

Ação: Saiba quem você é. Ser o verdadeiro significa ter opiniões, hobbies e valores e ser coerente com eles. Dê prioridade a encontrar paixões que você ama, leia mais livros e fortaleça suas perspectivas.

=> Dica final: Se você chegou até aqui, percebeu que a maioria das questões citadas envolvem o lado interno da pessoa. Concorda?

Não adianta tentar gerar uma imagem de simpatia, se não gostamos de nós mesmos, se não temos inteligência emocional.

Se você acha que realmente não gosta de si mesmo, eu diria que seu primeiro passo é trabalhar em quem você é e se amar por isso. Você é demais, outros precisam conhecer você também.

Antes de ir embora, deixo outras dicas…

Bônus: A primeira impressão é a que fica.

Você já entendeu a importância de trabalhar o seu carisma e simpatia.

Agora, de forma prática, como causar uma boa impressão logo de cara? Siga essas dicas que pesquisei:

Para causar uma boa primeira impressão (principalmente em entrevistas de emprego)

1 – Sorria sinceramente

O sorriso abre portas, mas se não for genuíno, não gera empatia.

2 – Aperto de mão

aperto de mão e influência
O aperto de mão correto vai gerar confiança no seu interlocutor / Foto: SAUL LOEB / AFP

O aperto de mão significa trégua. Significa que as duas pessoas estão numa relação de amizade. Então, nos apertos de mão, seja firme mas não exagere para não causar desconforto no seu interlocutor.

3 – Use um tom de voz adequado para cada ocasião

Saiba usar o tom de voz de forma que consiga variar o volume e a entonação em momentos específicos.

As pausas em momentos estratégicos também são de grande valor. Use com sabedoria.

4 – Use roupas neutras

Cores neutras e sem estampas, que não chamem mais atenção para a vestimenta do que para você, são boas dicas.

5 – Ser pontual

Chegar atrasado (principalmente na primeira reunião) pega (muito) mal. Esforce-se para passar essa imagem e ganhar a simpatia chegando sempre antes, demonstrando preocupação e comprometimento.

6 – Fazer perguntas

Esse negócio de dizer “Eu não tenho perguntas” não causa uma imagem legal. Sempre demonstre curiosidade com perguntas adequadas à situação.

Tem sempre algo a perguntar sobre a empresa que você deseja trabalhar, algo que não ficou claro na entrevista que você gostaria de esclarecer…

7 – Ouça com atenção

Ouvir com uma escuta ativa, interessada, sempre causa uma boa impressão. Espere o outro terminar de falar, seja objetivo nas suas respostas e volte a sua atenção novamente para ouvir.

Bom, se você chegou até aqui, parabéns pois isso mostra sua disposição de aprender!

Dica final: A habilidade de influenciar através da interpretação da linguagem corporal é  uma habilidade incrivelmente poderosa para adicionar ao seu arsenal.

Obrigado por ler! 🙂

Você está pronto para liberar todo o seu potencial para influenciar pessoas?

Então adquira o meu curso online As 5 Esferas da Influência por um preço (MUITO) especial. Clique na imagem abaixo:

Curso 5 Esferas da Influência

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


8 Comentários

  • PAULO marcos disse:

    Amei as dicas e de muita valia ,para a gente aprender mais e mais ,e absorver e colocar em prática, enfim etc..literalmente falando ..atenciosamente:PAULO Marcos..

    1. Danilo Mota disse:

      Muito obrigado por ler e comentar Marcos Paulo. Coloque em prática essas informações que coloquei no artigo pois muitas delas são ancoradas em pesquisas científicas.

  • Adorei, obrigada por compartilhar seu conhecimento.
    Com certeza irei aplicar, pois já fui um pessoa bem extrovertida e alegre, mas com o passar dos anos, e maiores responsabilidades, passei ser a insolada, sempre focada e nunca no meio daqueles momentos de descontração.
    Vou rever meu conceitos.
    Mias uma vez obrigada!

    1. Danilo Mota disse:

      Clarice, muito obrigado por deixar o seu comentário. Isso ajuda muito aqui a entender como as pessoas que leem meus conteúdos pensam. Espero que você volte a ser uma pessoa mais extrovertida e alegre. Sucesso na sua jornada!

  • Everton Cidade disse:

    Adorei! TexceTextolente…está sendo muito útil para mim!
    Obrigado

    1. Danilo Mota disse:

      Olá Everton, eu agradeço por deixar o seu comentário. Sempre volte aqui para ler outros textos. Sucesso pra você!