3 Erros de linguagem corporal dos líderes

Tempo de leitura: 7 min

Fique atento a esses erros de linguagem corporal e acerte na sua próxima interação com as pessoas.

Você já teve medo de interromper o seu chefe em algum momento? Por que sim? E por que não?

Responder essas perguntas diz respeito ao tema desse texto. Embora a maioria de nós tenha intenções genuínas de comunicar de forma acessível como líderes, muitas vezes deixamos isso a desejar com a nossa linguagem corporal.

Sempre que converso com gestores sobre a sua comunicação, quase todos afirmam que se preocupam com sua abordagem. No entanto, poucos relatam verdadeiramente terem investido em cursos, livros ou outro conhecimento sobre como aumentar a sua influência!

Assim, vou abordar a seguir 3 maneiras erradas pelas quais os líderes comunicam aos seus pares. Aliado a isso, vou mostrar algumas estratégias práticas de como você pode melhorar o seu comportamento não-verbal no local de trabalho (baseado nesse conteúdo aqui).

3 Erros de linguagem não-verbal que você pode estar cometendo:

Erro #1. Postura corporal fechada ou indireta

Fonte: Imagem da internet

Invariavelmente e em situação de muito estresse, os líderes costumam ficar em posições fechadas, com os braços cruzados ou com as mãos nos bolsos a maioria do tempo.

Imagine que você é funcionário e precisa falar com o seu chefe sobre uma demanda. Você bate na porta e pede para conversar. O líder está sentado e faz contato visual com você e te atende, mas continua com o corpo voltado para o computador.

Resultado: Não é incomum que você interprete que o seu chefe não pode conversar com você naquele momento.

Nesse exemplo, temos o erro da orientação corporal. Isso diz respeito ao fato de que voltamos nosso corpo para aquilo que temos interesse!

Uma posição corporal desalinhada com o interlocutor, dá a impressão de falta de interesse.

Portanto, se você é um líder, crie um esforço para se adequar a posição da pessoa com quem você está falando. Isso vai comunicar que você quer conversar mais e que tem interesse no outro.

Saiba que mesmo quando não temos a intenção de comunicar que nossos interesses estão em outro lugar, é exatamente o que fazemos quando usamos uma orientação corporal indireta.

Tente sempre mostrar uma postura aberta, com uma postura ereta, mas relaxada, mãos abertas e gestos controlados e a remoção de objetos nas mesas que impeçam qualquer contato visual ou físico com nossos ouvintes.

Por último, considere sempre trabalhar o contato visual para reduzir a distância física e psicológica na comunicação com as outras pessoas. Mesmo em reuniões corporativas ou ambientes cheios como eventos, manter o contato visual direto tem o poder de fazer a outra pessoa se sentir vista e ouvida.

E quando não puder fazer contato visual?

Você como líder deve sinalizar mesmo assim, que apesar de não estar olhando, está prestando atenção.

“Vou apenas olhar para esses números enquanto você está falando, mas estou ouvindo. Continue.”

Portanto, da próxima vez que você estiver interagindo com um membro da equipe, faça um esforço intencional para usar uma orientação corporal direta, uma postura aberta e contato visual direto. Você enviará a mensagem de que valoriza as interações que compartilham.

Erro #2: Imagem sempre ocupada demais

Imagem: depositphotos

Se estou sempre demonstrando estar com pressa, andando freneticamente pelo escritório de cabeça baixa, enviarei uma mensagem de que não tenho um segundo a perder para os membros da minha equipe.

Se eu mantiver uma postura rígida e tensa durante as reuniões, juntamente com uma frequência vocal mais acentuada, os membros da minha equipe presumirão que agora não é o momento de trazer um problema potencial ou uma grande ideia.

Se os membros da minha equipe nunca me virem sorrindo no trabalho, eles se sentirão inseguros para fazer o mesmo, especialmente na minha presença.

Se estou sempre entrando e saindo do escritório, falando ao telefone ou verificando e-mail, os membros da minha equipe vão achar que sou inacessível para eles.

A questão da pressa também conta. Pessoas que sempre andam rápido e esbaforidas, passam uma imagem de ocupação excessiva ou insegurança. Líderes, devem sempre passar uma imagem de controle, de equilíbrio.

Pense: você gostaria que seus liderados pensassem isso sobre você?

Pode ser que não, mas avalie se você está enviando essa mensagem frequentemente.

Quando nos pegamos muito ocupados ou estressados, parecemos inacessíveis.

Em contrapartida, quando assumimos uma linguagem corporal relaxada, porém confiante, usamos variedade vocal, sorrimos e rimos e encorajamos os membros de nossa equipe a fazer o mesmo, eles nos perceberão como psicologicamente presentes e envolvidos neles.

Quando planejamos passar os primeiros 5 a 10 minutos no trabalho cumprimentando nossos funcionários em vez de ir direto para o nosso escritório, os membros da nossa equipe se sentirão à vontade para nos abordar ao longo do dia. Teremos comunicado que não estamos muito estressados ou ocupados para conversarmos com eles sobre suas dúvidas, problemas ou ideias.

Sobre erros de linguagem corporal, pergunte a si mesmo se você é culpado disso:

  • Que tipo de comportamento não-verbal você exibe quando se desloca pelo escritório ou durante as reuniões?
  • Você parece muito estressado ou muito ocupado para ser incomodado?

Nesse caso, faça todo o possível para diminuir o ritmo e sorrir com os membros de sua equipe diariamente.

Erro #3: Local de trabalho contra você

Imagem: Depositphotos

Nosso ambiente de trabalho também diz muito sobre nossa imagem pessoal.

Onde quer que você esteja agora, pare um momento para considerar seu ambiente físico.

  • Como fatores como arquitetura, arranjo espacial e de móveis, design e decoração, cor, iluminação, temperatura e cheiro afetam o tipo de interação que acontece naquele espaço?
  • Como você se sentiu ao entrar no ambiente?
  • Como você se sentiria se interagisse neste espaço por um período prolongado de tempo?

Mesmo os líderes mais bem-intencionados regularmente negligenciam esse aspecto da comunicação não-verbal.
Eu mesmo já tive experiência de um gestor que sempre dizia estar acessível – e acho que ele acreditava piamente que a equipe o via assim. Mas… sua mesa era bagunçada, sempre deixava papéis caírem pelo chão etc.

Também tive outro chefe no modo oposto. Sempre mantinha a mesa limpa, mas na verdade era por que ele (pasme!) jogava fora alguns papéis da sua mesa. Ou seja, se você deixasse um documento na mesa dele em sua ausência, era jogado no lixo. Difícil né?

Dizer que sua gerência é de portas e abertas e ao mesmo tempo passar uma imagem de bagunça no seu local de trabalho ou mesmo com suas roupas, não vai ajudar muito. Ainda mais quando se tem uma sala no fundo de um corredor, uma secretária e uma portaria na entrada do prédio.

Se dificultamos demais para os membros de nossa equipe obterem acesso físico ao nosso espaço de escritório quando precisam de nós, provavelmente estamos comunicando que estamos inacessíveis.

Isso vale também para quando criamos regras ou políticas desnecessárias sobre como devemos ser abordados.

Isso então é importante: devemos ter tempo para pensar crítica e estrategicamente sobre nossos espaços de trabalho, fazendo todos os esforços para criar ambientes que facilitem o tipo de comunicação e interação que desejamos.

Nossos espaços de escritório devem refletir a visão, missão e propósito de nossas organizações. Eles devem fazer com que nossos funcionários se sintam vistos e valorizados. E eles devem comunicar que nossa porta está realmente aberta.

Transforme-se em um líder que comunica suas intenções:

Numa pesquisa sobre de comunicação, Anderson e Guerrero descrevem os comportamentos imediatos como indicadores de proximidade física e psicológica, acessibilidade, interesse e cordialidade interpessoal (Andersen, 1985; Andersen & Guerrero, 1998).

  • Então, se você é líder ou pretende ser um, como está a sua postura imediata?
  • Você exibe uma postura relaxada e uma orientação corporal direta e aberta, voltada para os seus pares?

Avalie também se as suas expressões faciais são facilmente identificáveis (ex: sorriso genuíno).

Também procure reduzir a distância física e as barreiras quando possível, sem esquecer de variar também o tom de voz, e a organização do espaço físico visando a boa imagem pessoal.

Os membros da sua equipe merecem sentir-se confiantes em abordá-lo no trabalho e você tem a capacidade de comunicar de forma não verbal que os vê, ouve e os aprecia e suas contribuições.

Deixei links durante esse texto sobre outros textos que tenho aqui no blog. Recomendo que você continue a estudar e se preparar para ter uma liderança cada vez mais influente e rica!

Obrigado por ler! 🙂

Você está pronto para liberar todo o seu potencial para influenciar pessoas?

Então adquira o meu curso online As 5 Esferas da Influência por um preço (MUITO) especial. Clique na imagem abaixo:

Curso 5 Esferas da Influência

Para escrever esse texto, eu tive como referências:

https://www.dicasdemulher.com.br/9-dicas-para-ser-mais-charmosa/

https://medium.com/the-helm/3-body-language-mistakes-leaders-make-84f115b05cf5

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


2 Comentários

  • António Reis Fernando disse:

    Realmente a linguagem corporal,nós a Judá a mater a boa postura entre o líder e o liderado.

    1. Danilo Mota disse:

      Legal Antônio, muito obrigado por deixar sua contribuição. Valeu!!