7 dicas poderosas de linguagem corporal

Tempo de leitura: 4 min

Já vou começar indo direto ao assunto sobre linguagem corporal, dizendo que a primeira chave para o seu sucesso em influência e persuasão refere-se a decodificar sinais negativos ou positivos do seu interlocutor.

Vamos mergulhar nisso então?

1. Sentimento de vergonha

microexpressões

Um sentimento de vergonha é um dos mais visíveis de indicar quando falamos de comportamento não-verbal. Quando as pessoas ficam envergonhadas, muitas vezes elas tocam o lado da testa.

Esse é um microgesto negativo e você vê isso quando as pessoas estão envergonhadas. É um gesto universal de vergonha.

Por que isso acontece?

Na verdade, é um gesto que demonstra que a pessoa quer se esconder, encobrir ou bloquear o que está acontecendo. Se alguém está realmente envergonhado, o toque na testa se transforma em um bloqueio ocular completo, onde eles vão desde o toque na testa até a tampa do olho.

Dica: Se você perceber alguém fazer esse gesto de tocar ou bloquear os olhos, provavelmente significa que a pessoa está constrangida, e talvez seja a hora de recuar.

2. Gestos de bloqueio

postura corporal

O comportamento de bloqueio acontece quando a pessoa está relaxada ou desconfortável. O bloqueio acontece quando cobrimos qualquer parte do corpo como uma barreira entre nós e o interlocutor.

O gesto mais famoso é o cruzar os braços e essa linguagem não-verbal normalmente acontece por que estamos tentando nos proteger de algo.

Preste atenção se repentinamente a pessoa cruzar os braços, as pernas, ou repentinamente segurar um notebook ou uma pasta na frente de si mesmo.

Dica: Preste atenção em alguém que bloqueia muito. Essa pessoa pode não ser tão aberta para você.

3. Gesto de inclinação com a cabeça

Inclinar a cabeça levemente quando alguém está falando, é um bom sinal de atenção.

Se a cabeça de alguém inclinar enquanto a pessoa está falando com você, é um ótimo sinal. Isso significa que eles estão ouvindo, estão engajados e querem ouvir mais.

A apresentadora Oprah Winfrey é conhecida como uma pessoa que demonstra muita empatia ao escutar seus entrevistas em muito pela inclinação da cabeça quando alguém fala.

Percebemos quando alguém assente com a cabeça e usa a inclinação para enviar um sinal positivo de que está prestando atenção. E isso conecta muito.

Dica: se alguém se inclinar e acenar com a cabeça enquanto você fala, mantenha essa pessoa por perto, pois elas gostam de ouvir você. Quer mostrar a alguém que você está ouvindo? Dê a eles a inclinação da cabeça e acene com a cabeça.

4. Boca bloqueada

Aqui é como se o cérebro dissesse: mantenha isso dentro de você!

Geralmente quando falamos algo que é mentira ou quando estamos nos sentido envergonhados utilizamos colocar a mão na boca, bloqueando de alguma forma o rosto para algo externo ou algo que vem de dentro que não deveríamos dizer.

Dica de linguagem corporal para você: preste atenção quando alguém diz algo e rapidamente tampa a boca. Essa pessoa pode estar tentando esconder algo de você.

5. Gestos com as Mãos

As mãos podem nos mostrar até mesmo o que estamos pensando. Por exemplo, na imagem a seguir, o Ex-presidente Barak Obama deve ter pensado:

“Sobre o que ele está falando?”

Sempre observamos as mãos de alguém enquanto fala. Você deveria usar mais gestos com as mãos. Eles são ótimos sinais “micropositivos” porque ajudam a manter as pessoas engajadas.

Nesse link, tem um outro texto que escrevi só sobre gestos com as mãos para você aprender mais.

6. Levantar rápido as sobrancelhas

Em inglês, chamamos isso de Eyebrow Flash e é uma expressão facial que conecta muito com as pessoas.

Esse gesto quer dizer que estamos estabelecendo amizade com o interlocutor.

Quando falamos sobre linguagem corporal, ouvimos muito sobre contato visual – e o gesto de  Levantar rápido as sobrancelhas é esquecido.

As sobrancelhas são um ótimo segredo não-verbal. Aqui está o que você deve procurar fazer: levantar uma sobrancelha, pois este é um ótimo sinal positivo!

Sempre quando alguém está interessado em algo ele levanta a sobrancelha. Usamos isso quando queremos amizade com alguém, mas também quando queremos saber mais, demonstrando queres saber mais.

Teste e veja os resultados!

Dica: levante as sobrancelhas quando estiver conversando para demonstrar interesse. Veja se a outra pessoa começa a fazer rapport e imitar você. Isso vai validar que entre vocês há uma sintonia.

7. Microexpressões

Aproveitando que falamos sobre levantar as sobrancelhas e sobre contato visual, é importante ressaltar a importância de você observar as expressões faciais.

As expressões faciais podem ser positivas e negativas, dependendo de qual você vê. 

Ler as expressões faciais é uma questão difícil, mas pode ser um fator determinante para a sua influência.

O Dr. Paul Ekman descobriu 7 microexpressões universais. São elas:

  • Medo
  • Felicidade
  • Raiva
  • Desprezo
  • Surpresa
  • Tristeza
  • Nojo

Você pode saber mais sobre elas nesse texto aqui que escrevi.

Dica final: A habilidade de influenciar através da interpretação da linguagem corporal é  uma habilidade incrivelmente poderosa para adicionar ao seu arsenal.

Obrigado por ler! 🙂

Você está pronto para liberar todo o seu potencial para influenciar pessoas?

Então adquira o meu curso online As 5 Esferas da Influência por um preço (MUITO) especial. Clique na imagem abaixo:

Curso 5 Esferas da Influência

Referências:

https://www.scienceofpeople.com/how-to-read-people/

Artigo: Os gestos que as pessoas bem-sucedidas utilizam
Artigo: A face do sucesso na liderança
Artigo O que são microexpressões e como interpretá-las

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!