Os gestos que as pessoas bem-sucedidas utilizam

Tempo de leitura: 7 min

gestos e linguagem corporal

Os melhores e mais carismáticos palestrantes sabem da importância de usar gestos com as mãos.

Você gostaria de hackear os gestos que as pessoas bem-sucedidas em suas áreas usam no seu dia-a-dia para alcançarem mais resultados?

Pois é… eu também! Pensando nisso, resolvi pesquisar e encontrei esse material aqui que tem bastante coisa sobre o assunto, o que me inspirou a escrever esse artigo.

Então, peço que você leia até o final, pois tenho certeza de que essa leitura será muito útil para você!

Bem, os melhores e mais carismáticos palestrantes e influenciadores sabem da importância de usar a linguagem corporal de forma adequada.

OBS: E por falar em linguagem corporal, escrevi um artigo bem legal sobre isso. Veja Aqui.

Voltando às pessoas carismáticas, Pesquisas mostram que essas pessoas usam padrões específicos e após essas descobertas, podemos aprender a usar esses mesmos gestos em nossa comunicação.

Por exemplo, um levantamento conduzido pela autora e palestrante Vanessa Van Edwards, mapeou 20 gestos ou expressões poderosas de palestrantes do TED Talks e elas estarão disponíveis para você a seguir.

Vamos conhecer e praticar?

#1 listar algo

gestos-linguagem-corporal

Talvez o gesto mais utilizado por uma pessoa é o gesto numérico. Pense. A todo momento isso é feito.

A dica é que ao citar números, você tente demonstrar um gesto correspondente. Isso torna a sua informação (numérica) mais fácil de lembrar para o ouvinte, melhorando o entendimento da sua mensagem.

#2 Destacar um ponto específico

oratória-gestos

Para enfatizar um ponto específico na sua fala, faça esse gesto. Essa posição geralmente é aplicada para mostrar um detalhe, ou um ponto que as pessoas deveriam levar a sério.

Ou também pode ser usado para simbolizar que algo diminuiu seu valor, ou é um valor pequeno.

Um exemplo, seria ao apresentar um aumento de preço. Você pode falar/expressar a informação e fazer o movimento mostrando inconscientemente que será um “pequeno” aumento.

#3 Escute aqui

linguagem-gestos

Use esse gesto com cuidado, pois é um gesto que quer dizer basicamente “escute aqui”. Porém, se bem utilizado, ele pode ser usado pra chamar a atenção e deixar a seguinte mensagem: “Escute. Estou para dizer algo importante!”

#4 Estou determinado!

apresentar-se-bem-gesto

Ao fazer um gesto como esse, a pessoa que está falando transmite emoção. Esse gesto é usado para mostrar uma comemoração, uma situação de superação.

Porém, se você estiver irritado, esse gesto transmite muita força emocional, o que pode ser prejudicial se for usado de forma errada.

#5 Tudo o que você precisa

linguagem corporal-gestos-oratoria

Esse gesto significa algo como “Isso é tudo que você precisa fazer” ou “Faça isso e consiga!” ou ainda, “Empurre tudo o que te atrapalha!”

É como se você estivesse sendo inclusivo com as ideias.

#6 Pequeno, Médio, Grande

gestos com as mãos

Esse gesto é muito comum e é usado para mostrar o nível de algo. Ou seja, indica se algo é grande, médio ou pequeno.

Você deve usar esse gesto com coerência e falar algo como “Este é um grande negócio” e apresentar a expressão corporal correspondente.

Essa postura também pode ser usada para demonstrar diferentes etapas como por exemplo: “começamos aqui nesse nível (baixo), depois passaremos para essa fase (médio) e no final, chegaremos aqui (Alto)”.

#7 Mãos juntas

gestos-mãos-unidas

Esse gesto das mãos também é conhecido como posição neutra. As mãos formam uma torre e passa a impressão de sabedoria, como se fosse uma oração.

Use esse gesto com moderação, pois muitos palestrantes costumam usá-lo, fazendo com que o mesmo possa soar artificial. Use naturalmente.

#8 Deixe-me te dizer uma coisa

gestos

Não gostamos de ser apontados. Mas eventualmente você pode apontar para chamar atenção de alguém na platéia.

Esse gesto pode vir acompanhado de uma fala como “Deixe te falar uma coisa” ou “Este ponto é importante” etc.

#9 Apenas uma parte

comunicação mãos

Se você indicar esse gesto, vai demonstrar que quer está focando em um ponto específico de uma ideia. Pode significar um ponto que você quer realmente focar naquele determinado assunto.

Ou, se você estiver falando de uma ideia, pode fazer esse gesto tentando mostrar que você vai fazer uma exceção com aquela parte da informação.

#10 Sou gigante

apresentação pessoal-comunicação

Esse gesto denota que você está tentando explicar algo grande. Por isso, as pessoas fazem um aumento de espectro com os braços.

Aqui você usa o abrir dos braços com as mãos voltadas para cima e dá a impressão de uma posição divina.

#11 Crescimento

Elevar uma das mãos de forma suave, denota que algo está crescendo. Você pode estar falando de um assunto e quer mostrar que as vendas cresceram. Ou seja, é um gesto para demonstrar o crescimento e a grandeza de algo.

Esse gesto serve principalmente para empreendedores que precisam sempre demonstrar crescimento vertiginoso em algo e eles podem fazer isso sem literalmente dizer, apenas com gestos.

#12 Você

comunicação-não-verbal

Aqui vale fazer esse movimento com a mão (veja imagem) para gerar conexão com as pessoas com quem se está conversando.

Ao invés de apontar o dedo, aponte a mão totalmente virada para baixo (alguns até mesmo costumam tocar levemente o interlocutor – se tiver aderência para isso). Esse gesto tende a gerar conexão.

#13 Eu

linguagem corporal

Toda vez que movimentamos as mãos em direção ao nosso peito, queremos indicar algo referente a nós.

Nota: Use esse gesto com naturalidade para não ficar parecendo artificial

#14 – Isso e aquilo

comunicação não verbal

Essa posição é usada para separar duas coisas ou ideias enquanto está se falando.

Por exemplo, pode-se explicar num assunto que tende a separar o conceito de “Objeto” e “Objetivo”. O orador diz na sua fala que fará a abordagem de um conceitos e depois outro e ao mesmo tempo em que fala, transmite essa expressão pelas mãos.

Caso você queira ir mais longe, pode usar esse gesto para “separar” a plateia em dois conceitos ou opiniões em que estiver falando. Você pode separar um grupo a sua direita e a sua esquerda.

Ou mesmo pode falar de um assunto como pessoas de “direita” e pessoas de “esquerda”. Você pode fazer a marcação, levantar o braço esquerdo e dizer: Agora quero que o pessoal que tem conceitos de esquerda levantem a mão. Daí você mostra o braço esquerdo e depois vice-versa.

Isso é cativante e mais fácil para o público.

#15 – Vamos juntos

expressão corporal

Todo o gesto de encontro das duas mãos, simbolizam união. Como na imagem acima, vemos um movimento com um braço conduzindo as pessoas para um agrupamento.

Esse gesto representa uma linguagem corporal visando a união, a integração das pessoas e tende a gerar bastante conexão e reciprocidade.

#16 – É só assim

Você pode usar um gesto com as mãos unidas com um movimento para baixo simbolizando uma lâmina de uma faca.

Esse gesto pode ser usado para expressar um ponto de vista difícil de ser falado.

#17 – Eu não escondo nada

Quando suas mãos estão em um ângulo de 45 graus com as palmas das mãos voltadas para cima, significa que você não tem nada a esconder.

Esse gesto mostra a sua honestidade e é como se estivesse “colocando as cartas na mesa”.

Também é como se você estivesse dizendo que você está colocando tudo na mesa.

Alternativa: quando as palmas das mãos estão voltadas para cima com os dedos abertos, significa que você precisa de algo.

#18 – Ouça-me

As palmas das mãos para baixo mostram poder e domínio – não é muito positivo, mas é imponente. Se você tiver uma diretiva ou ordem muito forte, poderá usá-la.

Tenha cuidado para não usar esse gesto por padrão! As mãos devem estar voltadas para cima, para fora ou verticais ao falar. Sempre tê-los na posição baixa é muito dominante.

#19 – Pare

expressão corporal

Quando você faz um movimento de pisca com as mãos para alguém, você quer que ela faça uma pausa ou pare.

Você pode testar isso em uma sala e sempre as pessoas saberão que você precisa de silêncio.

#20 – Nós

Abrir os braços fazendo um movimento para fora e depois convergindo para o encontro das mãos, é um gesto de integração e cria uma conexão muito grande.

Esse é um gesto que você pode testar visando incluir as pessoas e é bem parecido com o gesto apresentado no item #15.

É isso por hoje (UFA!)

Se você chegou até aqui, dá pra perceber que você adora esse tema não é verdade (assim como eu!).

A habilidade de influenciar através da interpretação da linguagem corporal é  uma habilidade incrivelmente poderosa para adicionar ao seu arsenal.

Obrigado por ler! 🙂

Você está pronto para liberar todo o seu potencial para influenciar pessoas?

Então adquira o meu curso online As 5 Esferas da Influência por um preço (MUITO) especial. Clique na imagem abaixo:

Curso 5 Esferas da Influência

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


1 Comentário