O que é avaliado na parte escrita de um TCC?

Tempo de leitura: 8 min

Muitos alunos querem saber como os professores avaliam seu TCC antes da banca. Nesse artigo, falo sobre esse processo de avaliação.

Saber os pontos que os professores avaliam pode ser crucial para um TCC bem sucedido

Percebo que muitos alunos têm dificuldade nas várias etapas dos seus TCCs.

A maioria desses alunos todo semestre passam pelas mesmas dores que são basicamente relacionadas a como começar o seu projeto de pesquisa, escolher um tema, encontrar um orientador e a lista é imensa.

Muitos passam pelas várias etapas e não é incomum se sentirem sozinhos nessa caminhada.

Por isso, estou aqui para dar uma contribuição para esse pessoal que se dedica pra caramba para produzir o tão sonhado Trabalho de Conclusão de curso.

Como dito, são muitos os problemas, mas especificamente aqui nesse artigo quero te entregar dicas valiosas de como os professores avaliam um TCC na leitura antes da apresentação para a banca.

Eu sei. São muitas as variáveis, mas vou colocar um pouco da minha experiência como orientador e examinador aqui nesse texto para ajudar a dar um norte, já que vejo que essa é a curiosidade de muitos alunos.

Mas atenção: não tome as minhas dicas aqui como verdade ok? elas representam uma opinião pessoal minha, devendo sempre você como aluno seguir à risca as diretrizes do seu orientador!

As informações a seguir referem-se apenas a como eu e alguns colegas professores avaliam um TCC de uma forma geral. Certamente todas as informações aqui presentes dependem do estilo de avaliação de cada avaliador.

Combinado? Então sigamos em frente…

Os professores leem os TCCs?

Essa é uma pergunta que sempre ouço dos alunos: “Professor, os professores da banca realmente leem o trabalho?”

A resposta é sim, pelo menos em média. Pense que um professor ao ser convidado a participar de uma banca, estará com o seu nome em jogo.

Por isso, todos os professores com quem convivo não querem correr o risco de não ler um trabalho e deixar isso nas mãos dos outros membros da banca.

Para começar, todo TCC passa primeiramente por uma análise no sentido de verificar se os estudantes são realmente os autores do trabalho.

Como dito que o professor não quer ter problemas na banca, ele também quer ter a certeza de que os alunos que estão apresentando o TCC para correção, são os autores do trabalho.

Sendo assim, um dos primeiros requisitos que os mestres buscam é o famoso plágio.

Para isso, existem softwares que fazem essa varredura, como o BlindView. Opcionalmente o professor pode consultar o velho Google ou mesmo se for um grande conhecedor do assunto, pode consultar livros de referência para buscar pontos de igualdade do texto que estejam sem citação.

Por isso, tenha em mente que o seu trabalho será lido!

#1 Elementos pré-textuais (Ex: capa, contracapa, conferência das páginas…)

Como escrever um TCC corretamente
Escreva corretamente o seu TCC do início ao fim

Vamos agora a pontos específicos:

É muito comum os alunos deixarem o sumário por último e até mesmo alguns itens de formatação.

Pois saiba que isso é observado pelo professor avaliador e pode ser uma das primeiras coisas a serem feitas, após a verificação prévia de plágio.

Portanto, use o recurso de Sumário automático e/ou além disso, antes de entregar o seu trabalho para correção, faça uma conferência pra ver se o Sumário está de acordo com as páginas.

Fique atento à Lista de siglas, Lista de figuras, gráficos etc. Confira se essas listas correspondem ao número das páginas respectivas.

Essas questões parecem básicas, mas se forem identificadas logo no início pelo avaliador, pode já dar aquela sensação de que o seu trabalho não é bom ou tem erros bobos.

Vamos avançar mais?

Sim, uma passada geral pelos chamados elementos pré-textuais também fazem parte de qualquer avaliação prévia de uma monografia.

Saber se pelo menos as margens estão corretas, se as páginas tem numeração ou não e quando começam a ser contadas, também é um item a ser observado.

Por isso meu caro estudante, invista em ter um trabalho impresso de forma a obedecer a esse item da ABNT 6023 que regulamenta esse quesito para trabalhos científicos. (e manual de normas da sua Instituição)

#2 Resumo

Entrando já na parte do trabalho em si, é interessante dizer que os professores avaliadores leem essa parte buscando, principalmente:

  • Verificar se há coerência entre Resumo e o resto do trabalho;
  • Se o Resumo aborda os objetivos e as conclusões do estudo;
  • Verificar se o Resumo realmente é uma síntese do que o trabalho se propõe (até mesmo com o título do trabalho).

Tenha em mente que o título é a primeira síntese do seu trabalho de conclusão de curso e o Resumo é a segunda.

Se você condensou bem o seu tema no Resumo estará apresentando realmente o que o seu trabalho pretende pesquisar. Nessa questão também podem ser declarados os objetivos e os resultados prévios encontrados no estudo.

Lembre-se que o seu Resumo deve ser também interessante, de forma que possa deixar o leitor com vontade de ler o restante do seu trabalho.

#3 Introdução

Nessa seção, os avaliadores percebem:

  • Se há uma contextualização inicial do tema;
  • Se há os principais conceitos gerais dos autores de referência naquela área;
  • Se a teoria faz uma ligação com o objetivo do trabalho;
  • O problema da pesquisa;
  • Observa-se se o autor declarou a justificativa do estudo, hipóteses (se houver) e uma ideia de como a pesquisa foi realizada.

Caso os alunos/autores consigam fazer essa relação das questões descritas acima, há grande chance do trabalho ser bem visto e deixar o professor avaliador mais confortável sobre o restante do material.

Ou seja, se você causar uma boa impressão na Introdução do seu trabalho, todo o restante tende a correr bem pois o examinador ficará mais tranquilo quanto ao seu TCC.

# 4 Referencial teórico

Nessa seção, um professor geralmente foca em notar se o trabalho fala de autores que foram citados na Introdução.

Sim, se na introdução foram citados autores clássicos, eles devem aparecer novamente no Referencial, e acrescentando a amplitude dos conceitos. Ou seja, você deve ampliar os conceitos e fazer um confronto de autores nessa parte do seu trabalho.

Outras questões que são avaliadas:

  • Se os objetivos geral e específicos estão linkados com a teoria (em alguns trabalhos os objetivos podem aparecer na Metodologia);
  • Se há coerência escrita e uma lógica dos argumentos, respondendo por exemplo a contribuição do estudo para a academia (justificativa) e até mesmo as hipóteses – se houver);

#5 Metodologia

Essa parte do trabalho envolve basicamente identificar qual foi a estratégia de pesquisa escolhida.

Os avaliadores observam:

  • Os conceitos de Metodologia científica – amparadas pelos autores dessa área;
  • O tipo de pesquisa (quanto aos objetivos e quanto aos meios) ancorado em autores;
  • A abordagem de pesquisa (quantitativa, qualitativa ou mista);
  • O tipo de instrumento de coleta (Questionário, entrevista, pesquisa bibliométrica etc);
  • O caminho percorrido entre a idealização do projeto de pesquisa até a execução do estudo.

Dica: Seja detalhista na descrição da sua estratégia de estudo. Por exemplo, diga quanto tempo os entrevistados levaram para responder ao seu instrumento, quais os dias de aplicação da pesquisa etc.

A questão aqui é que vale mais pecar pelo excesso do que pela falta ok?

Como apresentar os resultados do seu TCC
Foto: Photo by rawpixel on Unsplash

#6 Resultados (se houver)

Quando há esse capítulo no seu TCC, os professores avaliadores observam geralmente se os gráficos estão bem construídos e claros, se não há divergências entre os dados e se de forma geral a pesquisa foi bem executada.

Se houver uma coerência entre o que se propôs na Metodologia e nos Resultados, o trabalho vai ganhar pontos positivos nesse quesito.

Os avaliadores focam aqui em testar se os dados estão corretos e se o instrumento escolhido foi bem executado.

Tendo isso sido satisfeito, creio que essa parte passará pelo crivo dos avaliadores e o que eles podem falar na banca está relacionado mais a sugestões de estilo e formato de apresentação dos dados.

# 7 Conclusão

Chegou a hora de verificar se os objetivos do trabalho foram respondidos.

Lembrando que não há uma única forma para escrever uma conclusão. Porém, geralmente os alunos aqui nessa seção têm liberdade para opinarem sobre a pesquisa e comentarem pontos onde houveram falhas, sugestão de novas pesquisas e uma fala sobre como os objetivos foram respondidos.

Em alguns trabalhos, existe o subtópico “Discussões finais”. Esse subtópico não é obrigatório, mas pode ser uma forma de dividir melhor o conteúdo e ser um espaço para os alunos descreverem pontos adicionais da pesquisa.

Ufa, vamos terminando por aqui?

Como disse no início, minha intenção é dar um norte para quem está perdido e tem essa curiosidade para saber o que os professores avaliam num trabalho de TCC na hora em que eles estão lendo o trabalho, antes da apresentação.

Eu tenho um outro artigo aqui no blog focando no que é avaliado na hora H da apresentação. Veja abaixo:

Finalmente, tudo o que escrevi aqui não é um modelo fixo. É apenas uma visão geral sobre os pontos que são observados por mim e por professores com quem já conversei.

Caso você queira diminuir bastante os erros do seu trabalho, eu recomendo algo que pode ajudar drasticamente quem está escrevendo o seu TCC ou mesmo um artigo.

Na verdade é um software muito útil que um amigo meu desenvolveu e que pode aumentar a velocidade do seu TCC em até 23x. Para conhecer, clique aqui.

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