5 Tipos de gerentes que você vai encontrar nas empresas

Tempo de leitura: 4 min

Se você já trabalhou em alguma empresa, já deve ter lidado com eles. E se não conseguiu o seu primeiro emprego ainda, com certeza você vai ter que enfrentar um… Gerente!

Todo mundo tem ou já teve um chefe. E essa relação parece que nunca foi tão difícil quanto agora.

Mas uma coisa é importante pensar: você só consegue saber a dificuldade que é gerenciar pessoas quando você se torna um gerente.

Muitas pessoas negligenciam o quão difícil é gerenciar. Esse talvez é um dos trabalhos mais difíceis do mundo, pois você é responsável pelo desempenho geral da equipe e dos fatores ligados aos problemas de relacionamento, estilo de trabalho das pessoas etc.

Por outro lado, se um gerente puder fazer seu trabalho com maestria, ele poderá diminuir até mesmo a rotatividade, segundo a Harvard Business Review, pode significar até 21% do salário anual dos funcionários.

Os seres humanos são únicos e autênticos. Mas para facilitar a compreensão desse texto, vou propor aqui 5 tipos de estilos gerenciais.

Não quer dizer que exista apenas um ou outro tipo, mas é uma forma de demonstrar o comportamento dos chefes de uma forma global. Esse conteúdo foi baseado na pesquisa de Natasha Serafimovska. 

Vamos lá?

1. O centralizador

Esse tipo guarda a informação para si e tudo a ser resolvido passa por ele.

Como tudo passa pelo centralizador, eles são os únicos que têm o poder de decidir e por vezes, as coisas ficam travadas.

Geralmente gestores iniciantes tendem a ser centralizadores por causa da falta de experiência. Mas, existem pessoas já com farta experiência que têm dificuldade em descentralizar.

Como lidar com isso?

Como os gerentes centralizadores geralmente se sentem sobrecarregados, você pode ganhar a sua confiança aos poucos e ir livrando ele do seu fardo. Tente identificar problemas que você possa contribuir e resolver, claro, sob a anuência e acompanhamento desse gerente.

Outra forma é conversar com o RH ou a alta administração em momento oportuno de forma que alguém no nível “acima” saiba atuar sobre desse problema.

O próximo tipo é…

2. O ladrão

Você já deu uma ideia com seu gerente e no outro dia ele declarou essa ideia como dele? Se sim, você pode estar lidando com o gerente tipo ladrão.

Geralmente esse tipo de gerente escuta bem, são próximos aos níveis superiores e são furtivos no que diz respeito a aproveitar-se das ideias e projetos alheios.

Não é incomum que esses gestores fiquem com toda a sua ideia ou lhe dê pequenos créditos, ficando com a glória dos resultados.

O que fazer nesse caso?

Compartilhe suas ideias somente em público. A ideia é ter testemunhas!

Ancore suas ideias através de canais oficiais como o email. Num email ou mensagem eletrônica, sempre escreva “Como conversado…”

Manter registros e ter testemunhas, é um caminho seguro para salvar a sua ideia, que pode lhe render bons frutos no futuro!

Se a sua empresa tem um sistema de ouvidoria, vale a pena usar esse canal também.

Tipos de gerentes – imagem da internet

3. O ditador

Esses são filhos da revolução industrial. Seu comportamento é voltado a sempre determinar o que todos devem fazer. Alguns até fingem que escutam, mas só a vontade deles é que prevalece.

O ditador pode ser implacável também com as regras e procedimentos. Eles querem se sentir respeitados, mas a recíproca não é verdadeira.  São teimosos e difíceis de lidar pois odeiam ser desafiados.

Como fazer?

Como o ego dos ditadores comandam suas ações em 90% do tempo, eles focarão sempre em estarem certos.

Se você puder fugir do ditador, faça isso. Caso não seja o caso, procure o RH e relate a situação.

Caso sua empresa seja pequena e não tenha um departamento de gestão de pessoas, cabe fazer uma reflexão se vale a pena ficar nessa empresa ou se é possível encontrar um outro setor.

4. O microgerente

São gerentes babás e, parecido com os centralizadores, querem participar de tudo, dar sugestões em tudo. Você pode se perguntar se eles são mais babás do que gerentes.

Esse tipo de profissional descentraliza, mas não confia. Então, fica sempre rondando a tudo e a todos e não dá espaço para a equipe produzir.

O problema aqui é o microgerenciamento a todo momento.

Como lidar?

Esse tipo de gerente pode acreditar que as suas ações são as de um bom gerente. Ou talvez eles tenham tido uma experiência ruim anterior que os faça agir assim.

O combinado não é caro, então tente conversar e fazer acordos. Busque por exemplo perguntar se você pode assumir o comando de uma tarefa ou projeto.

Tente levar esse gestor a entender o papel da equipe e o quanto ele ganhará se conseguir dar espaço para o grupo.

E por último, pergunte (de forma sincera) o que você pode fazer para que esse gestor possa confiar mais em você.

5. O nutridor/educador

Esse gerente seria um modelo global de liderança que a maioria das pessoas buscam.

Esse tipo de gestor te desafia, te permite ir além. De forma pontual, eles tentam entrar em ação para ajudar a destravar alguma coisa e ajudar o processo a andar.

Eles fornecem as coordenadas para que você ou a equipe comandem o barco.

Tendo a sorte de ser gerenciado por alguém assim, dê graças a Deus (kkkk) e aproveite as oportunidades para aprender e crescer.

Mas lembre-se sempre: Faça a sua parte lembrando que todos têm defeitos, até os gerentes 🙂

-> E você, quais tipos de gerente você já teve? Deixe nos comentários. Participe!

Referências para escrever esse texto:

6 dicas para trabalhar a inteligência emocional

Reflexão sobre o perfil de um líder

Vai uma palestra motivacional aí doutor?

https://medium.com/swlh/the-5-managers-you-will-come-across-in-your-life-150621198e7a?

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!