O que são Soft Skills?

Tempo de leitura: 4 min

soft skills o que é

As soft skills são as habilidades-chave que te darão um novo rumo na carreira.

Todo mundo só fala nisso, em muito por causa da pandemia em que estamos passando no momento em que escrevo esse texto.

Direto ao ponto, o que são soft skills?

As chamadas soft skills são capacidades não técnicas que incluem resolução de problemas, pensamento crítico, criatividade, competências emocionais e gerenciamento do tempo.

Mas para começar a história, esses termos sempre existiram em inglês e agora estão aqui em terras tupiniquins.  É bom frisar que existe também o conceito de hard skills, pois estamos acostumados com ele – mesmo que muitos não saibam.

As hard skills, ou habilidades difíceis/pesadas são conhecimentos que adquirimos quando aprendemos a manusear um softwares específico ou quando cursamos de graduação etc.

Conceitualmente, leva tempo para adquirirmos domínio das hard skills.

Falando agora da importância das hard skills, sempre aprendemos por exemplo, que deveríamos investir num curso superior, em aprender o Pacote Office e ter habilidades bem técnicas ligadas a alguma área.

Ter o domínio de ferramentas e cursos hard skills sempre foram e acho que serão ainda por um bom tempo, cruciais para qualquer profissional.  Mas e quanto as softs skills, quais são aquelas que podem alavancar a sua carreira?

Pesquisei e vou deixar aqui algumas delas pra você pensar em investir na sua carreira:

1. Criatividade e inovação

Essa habilidade leve diz respeito a buscarmos ter a mente aberta para a inovação, para resolver velhos problemas com uma visão nova.

Resolver problemas de diferentes ângulos e incorporar o pensamento criativo em outros aspectos da vida, é um dos requisitos que empresas e a vida estão exigindo.

2. Colaboração

Ser capaz de colaborar, de interagir e de ajudar as pessoas é uma das habilidades bastante exigidas.

A Colaboração envolve dar e receber e requer boas habilidades de comunicação. Ter empatia e envolvimento social, são peças-chave que precisam ser desenvolvidas por todo o tipo de profissional.

3. Inteligência Emocional

A inteligência emocional (também conhecida como Quociente Emocional – QE) ganhou mais reconhecimento na última década.

Por que isso é tão importante?

A maioria dos projetos são criados para serem persuasivos de alguma forma, o que requer um certo nível de compreensão da psicologia humana e o que motiva as pessoas a fazerem as coisas.

Além do trabalho em qualquer contexto, o QE também afeta a forma como as pessoas se relacionam com os membros da equipe, clientes e gerentes.

4. Mentalidade de crescimento

Vejo algumas pessoas torcendo o nariz quanto a ideia de ter que dar um resultado. Porém, essa é uma questão que vem sendo cada vez mais exigida.

Se você é um auxiliar administrativo, ou se é o CEO da empresa, você vai precisar de ter uma mentalidade de entregar resultado.

Quando você aborda problemas com uma mente de iniciante ou com a ideia de que sempre há espaço para crescimento e melhoria, você considera soluções de fontes mais amplas. É mais provável que você tenha uma ideia que nunca foi tentada antes. Isso afeta diretamente a sua criatividade e inovação.

5. Storytelling (saber contar histórias)

Existem muitas pesquisas explorando a questão do porquê gostamos de histórias. Mas o fato é que gostamos disso e devemos trabalhar para contar histórias e criar narrativas quando for necessário, seja para vender algo essencialmente, ou apresentar um ideia, projeto etc.

Os melhores designers e profissionais costumam contar histórias para quem os vê. No entanto, muitos profissionais costumam focar nos aspectos errados da narrativa.

Eles se concentram na estrutura narrativa das histórias, em vez do impacto emocional e no resultado. Uma história de marca não precisa necessariamente ter um começo, meio e fim, com altos e baixos narrativos.

O que ele precisa é algo que faça com que seus clientes reajam de maneira emocional e queiram agir para alcançar o resultado desejado.

Por último, mas não menos importante…

6. Comunicação

Uma soft skill que parece estar presente em todas as profissões e em todas as áreas continua sendo a habilidade de se comunicar bem.

Essas habilidades são como por exemplo, a de falar em público (oratória) e a de ter uma linguagem corporal para persuadir e influenciar mais no contexto em que você estiver.

Embora as habilidades sociais desejáveis possam variar de empregador para empregador, as incluídas aqui são uma boa base para começar. Todos eles podem ser aprendidos, praticados e aprimorados para torná-lo um profissional mais atraente para empregadores e clientes.

É isso. Espero que você tenha gostado desse texto e se quiser me escrever as suas impressões sobre esse assunto, fique a vontade aqui para comentar 🙂

  • Obrigado por ler! 🙂
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Para escrever esse texto, eu contei com alguns insights das referências abaixo:

https://dribbble.com/stories/2019/11/22/top-4-skills-for-designers-to-learn-2020

https://dribbble.com/stories/2020/08/25/graphic-designer-soft-skills

https://www.gupy.io/blog/hard-skills-e-soft-skills

https://exame.com/carreira/qual-e-a-diferenca-entre-hard-skills-e-soft-skills/

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6 Comentários

  • Glaucia Ribeiro disse:

    Muito legal trazer este esclarecimento. Gosto de pensar assim: Hard: duro. Soft: suave
    Ou seja, a cobrança do mundo é que deixemos de ser duros e adotemos comportamentos mais suaves.. E o recado é: Suave também é forte.

    1. Danilo Mota disse:

      Oi Glaucia, é uma honra ter você por aqui. Obrigado por deixar essa mensagem pra mim e para outros leitores desse texto. Gratidão!!

  • Interessante a colocação de suas palavras, forma simples e sem muito mi mi mi, rsrsr, gostei muito. Sucesso!

    1. Danilo Mota disse:

      Opa Douglas, obrigado por ler o conteúdo e deixar o seu comentário. Gratidão!!

  • Gostei muito da maneira como o assunto tratado nesse artigo, professor Danilo. Parabéns! Vou compartilhar com meus alunos.

    1. Danilo Mota disse:

      Obrigado pelo incentivo mestre!