Como convencer um professor a orientar o seu TCC [Segredo revelado]

Tempo de leitura: 4 min

Escolher um professor orientador do TCC pode ser uma questão dramática para os alunos. Aprenda a fazer o convite do jeito certo.

Sempre escrevo aqui no blog tentando ajudar os universitários a fazer e a apresentar seus TCCs com excelência e se você está chegando no meu site através desse artigo, seja bem-vindo.

Pois hoje quero falar com você especificamente sobre a fase do projeto do seu TCC. Geralmente os alunos começam a dar mais atenção a esse projeto (alguns chamam de pré-projeto) no penúltimo período dos cursos de graduação.

O aluno que ainda não definiu um assunto, é comum começar a sondar temas para a escrita, bem como os possíveis orientadores do seu TCC.

E é nessa hora que eles cometem um erro que considero dramático.

Muitos alunos, antes mesmo de ter uma ideia prévia do que pesquisar, saem convidando um ou outro professor para orientá-lo. E isso é um erro.

Eu até brinquei com essa situação e chamei isso de “aluno mendigo”. Veja esse artigo abaixo.

Para ajudar a você não ser um aluno mendigo, vou deixar dicas abaixo de como você prospectar um possível orientador do seu trabalho final de curso.

Como escolher e convencer um professor a orientar o seu TCC – Passo-a-passo

Passo 1: Tenha uma ideia preliminar do seu projeto

Não cometa o erro de sondar um professor antes mesmo de você ter um assunto preliminar de pesquisa.

Assim, previamente faça um levantamento de temas que te interessam. E mais importante, dê uma lida sobre o que você pretende pesquisar.

Você não precisa ter nada definido. Escolha de um a três assuntos gerais e leia sobre eles. Depois, contacte um professor que tenha interesse naquele tema.

Mais importante do que sondar o orientador com um tema, é ter lido algo sobre o tema propriamente dito.

Como exemplo pessoal, certa vez eu fui conversar com uma professor de uma universidade, a respeito do interesse dele em um assunto que eu estava pesquisando.

Claro, antes eu sondei naquela instituição quais professores pesquisavam sobre o meu tema e localizei um mestre que tinha mais o perfil de assunto que eu procurava.

Então eu entrei no curriculum lattes desse professor e li as suas linhas de interesse/pesquisa, e por conseguinte fiz o contato com o professor através do email e ele marcou uma conversa (essa ação de ler o Lattes do professor é muito importante).

Agora pergunto: E se eu fosse conversar com esse pesquisador sem ao menos ter uma ideia do que eu me propunha?

Certamente eu passaria vergonha e deixaria uma péssima impressão de perda de tempo na cabeça do professor.

Não cometa esse erro.

OBS: Para quem não consegue definir um tema, escolha um professor e questione se ele tema algum assunto que gostaria de pesquisar. Caso tenha, peça materiais para ler e estudar sobre isso e depois marque uma nova conversa para fechar ou não esse tema.

Passo 2: Seja humilde e aberto a ideias

Não se frustre caso a conversa com o professor gere dúvidas. É comum o professor te questionar sobre pontos da pesquisa.

Isso não quer dizer que o seu trabalho é ruim.

Seja disponível para escutar e pelo amor de Deus, leve um caderno para anotar o que o professor disser. Demonstre interesse em ouvir o que o mestre falar ok?

Se houver mais de um professor na sua instituição que trabalha com o mesmo tema global (ex. RH), tente conversar e pegar opiniões com outros mestres também.

Seja humilde nessa fase para aceitar até mesmo ideias de temas bem opostos ao que você quer fazer. Talvez uma ideia assim, pode ser um caminho alternativo caso você não tenha um tema bem definido.

Passo 3: Mostre paixão e vontade fazer

As vezes o seu tema não é lá muito inovador, e na verdade ele pode ser bem “feijão com arroz”. Porém, se você demonstrar que gosta daquela área/tema, que tem muito interesse em versar sobre aquilo, pode ser algo que interesse ao professor.

Então, a questão-chave não é já ter um tema, mas sim, saber se apresentar ao mestre que poderá te orientar.

OBS: Se você quiser uma dica de gerador de temas, clique aqui.

como conseguir um orientador
Foto: Matthias Wagner / Site Unsplash

– Outras variáveis importantes

É preciso falar que os professores são seres humanos em média, muito ocupados. Por isso, otimize o tempo seu e da pessoa com quem você vai falar.

Não faça um convite de orientação de TCC no meio de uma aula, na data de aplicação ou entrega de provas ou algo assim. Tenha bom-senso e tente marcar um horário ou um momento rápido de diálogo.

– Especificidades

Cada professor tem uma forma de escolher seus orientandos e é importante falar sobre isso.

Eu fiz uma enquete com alguns professores amigos meus e perguntei o que era determinante para que eles escolhessem um orientando. As respostas foram:

“Escolho temas ligados à minha área”;

“Tento verificar o histórico do aluno, seu desempenho, seu percurso acadêmico”;

“Busco alunos, que tenham humildade”;

“Gosto de alunos que nenhum orientador quis”. (Olha essa!)

Por fim, há muitos e variados motivos, mas para vencer todos eles, você precisa seguir os três passos que te ensinei acima.

Vou terminando por aqui, torcendo para que o seu manuscrito tenha um orientador logo, logo.

Eu tenho outros artigos aqui no blog sobre TCC, depois dê uma olhada por aqui e caso esse material tenha te ajudado de alguma forma, compartilhe-o com alguém que precisa.

Veja abaixo:

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