Alerta para um novo tipo de golpe – [Técnica de persuasão]

Tempo de leitura: 4 min

Primeiramente quero te parabenizar por estar aqui. Isso mostra que você é uma pessoa atenta e preocupada com seus entes queridos.

Para te ajudar a se proteger, vou contar a história sobre como o golpe acontece:

Um amigo de um amigo viaja muito a negócios. Chamarei ele de Douglas. Recentemente, Douglas esteve em São Paulo para uma importante reunião com clientes. Quando a reunião terminou, ele tinha um tempo livre antes do voo de volta, por isso foi ao bar do hotel onde estava hospedado.

Ele havia acabado de terminar sua bebida quando uma mulher atraente se aproximou e perguntou se poderia comprar-lhe outra. Douglas ficou surpreso e lisonjeado.

-“Claro”, ele disse.

A mulher foi até o balcão e voltou com mais duas bebidas – uma para ela e uma para ele. Ele agradeceu, tomou um gole e não se lembra de mais nada depois disso.

Melhor, não se lembra de nada até o momento em que acordou desorientado, deitado em uma banheira de hotel, seu corpo submerso em gelo. Ele olhou ao redor desesperadamente, tentando descobrir onde estava e como havia chegado lá. Foi quando viu o bilhete: NÃO SE MEXA. CHAME O SAMU.

Havia um telefone em uma pequena mesa ao lado da banheira. Ele o pegou e discou 192, seus dedos dormentes por causa do gelo. A operadora parecia estranhamente acostumada à situação e disse:

“Senhor, quero que, devagar e com cuidado, ponha a mão nas costas. Há um tubo saindo da região lombar?”

Ansioso, Douglas tateou as próprias costas e encontrou o tubo.

A operadora disse:

-“Senhor, não entre em pânico, mas um de seus rins foi removido. Há um grupo de ladrões de órgãos agindo na cidade, e eles o pegaram. Os paramédicos estão a caminho. Não se mexa até que eles cheguem.”

O que essa história sobre um novo tipo de golpe tem a nos ensinar

Talvez você já tenha ouvido falar dessa história do roubo de rins antes. Há diversas versões dela circulando há algum tempo.

Mas quero te dizer uma coisa: Ela é fictícia e usa técnicas de persuasão.

Não, não fique nervoso. Você foi induzido a ler esse texto sobre um golpe como um processo de influência. E esse processo tem como mecanismo usar a indução para levar uma mensagem.

Seja bem-vindo ao mundo da persuasão, especificamente da técnica que já fez milionários no mundo todo chamada Copywriting.

Na história do roubo de rins que você leu, há elementos que fazem com que essa história seja lida, comentada e repassada – muitas vezes sem questionar a sua veracidade.

O meu objetivo aqui é estudar com você sobre esse princípios, que vão ajudar você a montar a sua oferta e a ter mais resultados num processo de venda de um produto ou de uma idea. Aqui estão eles:

O primeiro deles é o Efeito da Curiosidade. O ser humano é curioso por natureza e isso faz parte da sua sobrevivência. Existe um mito de que perdemos a curiosidade ao longo do tempo.

Acho que isso não procede e o que se precisa é de estímulo. Se você estimular o seu cliente da forma correta, a sua curiosidade entrará em ação.

O segundo fator é o Efeito de Loop Aberto. Basicamente depois de usar a curiosidade, você deve estabelecer um elemento que deixe a pessoa pré-disposta a querer mais. Eu explico isso melhor aqui.

A terceira a última coisa refere-se ao Efeito da Autopreservação. Temos em nosso framework evolutivo o instinto de autoproteção e depois, a proteção da espécie.

Isso é engatilhado pelo medo. Se algo nos parece perigoso, somos avisados de que devemos procurar sondar aquilo para que possamos nos proteger. Por isso as notícias ruins sempre são faladas primeiro no jornal.

Como temos que preservar a nossa espécie, nosso cérebro sempre trabalha para detectar ameaças e por isso a história de um “Novo Golpe” ou um “Novo Vírus” atrai tanta atenção.

Agora é sério: viu como isso é interessante e pode te ajudar a ter mais atenção em suas conversas, a ser mais influente e a ter mais resultados seja em vendas ou na entrega das suas ideias?

=> Vou terminando aqui, mas fique comigo que sempre estou publicando novos textos que tenho certeza vão mexer com a sua percepção.

Obrigado por ler! 🙂

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Para escrever esse texto, eu usei as referências:

Ford, Mark M; Vega, Rocky. The Big Black Book: A compendium of “Trade secrets” about writing, marketing and management. Link não disponível.

Heath, Chip; Heath, Dan: Ideias que colam: por que algumas ideias pegam e outras não. Edição padrão, 31 Julho 2018.

https://www.linkedin.com/pulse/pesquisadora-russa-ensina-segredo-de-storytelling-descubra-mota-/

https://swipefile.com/books/

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