Como a banca avalia o seu TCC

apresentação de tcc para banca

Como professor, sempre participo como orientador ou como avaliador em bancas de TCC ou monografia. E, não é incomum então me perguntarem, como a banca avalia o TCC.

Resolvi então aqui deixar uma breve contribuição considerando um pouco a minha visão e um pouco da visão de colegas professores, afinal, não é fácil apresentar um TCC e ter a avaliação de uma banca julgadora olhando fixamente para você!

Primeiramente, se você não sabe o que é um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, leia esse outro artigo aqui. Ou se preferir, você também pode ver esse vídeo.

Voltando agora ao tema desse artigo, todos os alunos de graduação precisam aplicar o seu trabalho para avaliação e apresentação de tcc para banca e surge uma dúvida dos alunos quanto ao que realmente é considerado pela banca.

E é justamente essa banca avaliadora que é motivo de pânico para os alunos, devido em muito ao medo de falar em público. apresentação TCC

1a Etapa: Validação

A primeira questão que quero definir é que em tese, a banca está lá para verificar se o trabalho é válido.

Como assim?

A banca precisa ter certeza de que foram aqueles alunos que desenvolveram aquele trabalho.

Então, se você ou o seu grupo fizeram o trabalho de TCC do início ao fim, tiveram as orientações rotineiramente e estão indicados pelo orientador a apresentarem, a banca ficará tranquila quanto a essa parte quando você ou seu grupo começarem a falar.

Na hora da fala, se houver segurança nos argumentos e coerência com o que o examinador da banca leu no seu TCC, provavelmente haverá atendimento a esse quesito.

2o Critérios de avaliação pré-definidos

A segunda questão é que a banca obedece a uma barema (hein?). É isso mesmo. Uma barema é uma ficha de avaliação que contém aspectos ligados tanto ao trabalho escrito quanto à apresentação.

Assim, os critérios de avaliação da banca perfazem grupos de questões geralmente divididos em dois grupos: A Apresentação e o Trabalho escrito.

Eu sei que isso varia um pouco de uma instituição de ensino para outra, mas geralmente no tópico Apresentação são observados a postura dos oradores, a imagem que eles passam, se explicam de forma clara e objetiva, como estão os slides e o tempo de apresentação do TCC.

Acho que ficou claro essa parte né…

O segundo grupo de questões de Avaliação, englobam o trabalho escrito que muito provavelmente já foi sabatinado pelo orientador e depois pelos professores examinadores da banca. Aqui conta outro grupo de detalhes que dizem respeito ao tema escolhido, como se fez a introdução, justificativa, objetivos, hipótese etc.

Por exemplo, os examinadores querem saber se o objetivo declarado na Introdução, são respondidos nos capítulos de Resultados e Conclusão do trabalho.

Bom, já deu para perceber que a banca avalia questões bem técnicas. Mas não se pode deixar de dizer que os examinadores têm questões pessoais que pesam na nota.

Hã? Peraí, e agora?

Calma. Vou exemplificar. Imagine que você é um professor examinador de bancas de TCC. Provavelmente você tem especialidade em uma área do curso de graduação e um grupo de alunos está apresentando o TCC.

Na hora da defesa um deles fala algo como: “esse tema não tem livros sobre o assunto”, ou falar algo sobre um autor que não procede, como por exemplo: “esse autor não explicou bem sobre isso…”

Você como professor da banca e conhecedor daquela área em que é especialista, vai verificar que aquilo não faz sentido e vai ser um ponto contra o seu trabalho.

Entendeu? Então, como reduzir os riscos da subjetividade de cada professor avaliador?

Eis a seguir.

como se dar bem na apresentação TCC

Cuidados e riscos – Vale a pena lembrar!

  • Conheça a banca

O que eu recomendo para diminuir a subjetividade é simplesmente conhecer a banca de professores antes mesmo da sua apresentação de tcc para banca. A dica é: saiba tudo sobre esse professor (se possível), sobre os temas que ele gosta, sobre os textos que ele já escreveu e coisas do tipo. Esse é o primeiro cuidado básico.

  • Plágio não vale (NUNCA) a pena.

Nunca foi pecado pegar algo dos outros, desde que você peça emprestado. E num trabalho acadêmico, pegar a ideia (conceitos, teorias) dos autores e não dar crédito a essa pessoa é uma falta grave.

É tão grave que se configura como algo fraudulento. Portanto, siga essa regra.

  • Tenha um trabalho objetivo e embasado

Trabalhe de forma a dar uma escrita consistente ao seu trabalho. A isso me refiro a ter materiais de qualidade citados no seu trabalho. Nada de Wikipedia por exemplo. Cite artigos de periódicos de bons periódicos, livros de autores clássicos etc.

  • Apresentação clara

Depois que você cumpriu as etapas de construir bem o seu trabalho, de conhecer a banca, de ter consistência no seu manuscrito, preocupe-se em falar uma linguagem adequada para o evento, afinal a apresentação de um TCC é um ritual. Tenha uma postura ereta e uma argumentação clara e objetiva.

No caso da apresentação, ensaiar exaustivamente deve reduzir a ansiedade e corrigir falhas gerais que se possa cometer.

Se você deseja mais dicas sobre a questão da Oratória para a sua defesa de TCC, eu tenho um outro artigo aqui no blog que pode te ajudar. Veja aqui.

No geral, eu quis mostrar nesse texto que uma banca de TCC não é um bicho de sete cabeças. A função da banca é dar crédito ao seu trabalho, fazendo um trabalho de validação.

Aliás, essa validação pode vir também com as perguntas ao final da sua defesa. As arguições também fazem parte do trivial de uma defesa de TCC.

Portanto, se você se apresentou bem ou não, fique certo que algum dos examinadores deverá fazer pelo menos uma pergunta. Sendo assim, esteja pronto para falar o que sabe e o que não sabe se for o caso.

Nesse momento, não é hora de estrelismos. Seja humilde ouça as críticas e aceite-as. Não confronte a banca. Se algo que o examinador perguntar for muito discrepante do seu tema, peça ajuda ao seu orientador. Ele deverá esclarecer que isso não faz parte do seu trabalho, dizendo que aquilo está fora do escopo.

Bom é isso.

Para ajudar você ainda mais, deixo esse vídeo abaixo onde converso com uma professora que é doutora na área de educação. Nesse bate-papo, ela dá dicas de como a banca avalia um TCC.

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com quem precisa e se tiver elogios ou sugestões de melhoria, deixe nos comentários abaixo.

Gratidão!

Milhares de Pessoas Estão Conseguindo Vender Todos os Dias Usando Apenas o Perfil do Facebook!

Danilo Mota

Danilo Mota é professor e um empreendedor digital com a missão em ajudar pessoas a conseguir mais resultados através da internet.

Website: http://www.superedesafios.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *