Sobre Mim

 

DSC03518Eu sou o Prof. Danilo Mota, sou de São Mateus no Espírito Santo. Atualmente trabalho como professor em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. Ah, também estou me aventurando na internet com o marketing digital, não necessariamente para ganhar dinheiro, mas para ajudar as pessoas em grande escala. Afinal, tenho muito a agradeçer a Deus pois tenho uma linda família: sou casado e tenho dois filhos, o Gui e a Mari e tenho um cachorrinho que também faz parte da família.

Minha missão: “Ajudar as pessoas e direcioná-las quanto aos seus objetivos de vida e de carreira”.

Minha história (paciência, a história é um pouco longa :P)

Sou filho de pais separados e desde cedo percebi que teria que correr atrás para conseguir algo na vida. Devido a condição financeira, tive de começar a trabalhar muito cedo, lá pelos meus 13 ou 14 anos em uma oficina de lanternagem (funilaria) de carros.

Depois, trabalhei numa banca de revistas e foi legal pois eu sempre gostei de histórias em quadrinhos! E com muita luta e algum tempo depois, consegui meu primeiro emprego com carteira assinada aos 17 anos.

Para trabalhar e estudar, tive que me desdobrar para conseguir terminar meu curso técnico em contabilidade. E como todo brasileiro, tive outras coisas para conciliar como ter que fazer os primeiros cursos:  (1) datilografia (Sic!) (2) informática, (3) tirar a carteira de motorista etc.

Depois do ensino médio fiquei estacionado nos estudos. Trabalhei como lavador de carros, fui office-boy num escritório de contabilidade, restaurante etc. até ter uma oportunidade de trabalhar na area administrativa da Petrobras como terceirizado. Lá fiquei por 5 anos e logo no início dessa jornada, senti que precisava voltar aos estudos. Daí, com ajuda da minha mãe, comecei a graduação em Administração de empresas.

Na faculdade, vi que precisava de um diferencial e comecei meio que intuitivamente a focar em apresentar trabalhos em sala. Com a curiosidade que me é pertinente, comecei a estudar muito nas horas vagas, lendo livros e devorando materiais na área de Administração.

Para tentar praticar os conteúdos aprendidos na faculdade eu e mais dois amigos montamos uma consultoria gratuita para empresas e com muitas dificuldades, fizemos alguns trabalhos que não nos renderam dinheiro, mas muitas histórias para contar e aprendizados. 

Com o término da graduação, comecei a conciliar o trabalho, o docência no período noturno, uma pós-graduação em marketing nos fins de semana e um namoro sério. Não foi um periodo fácil, mas tenho muitas saudades.

Eu peguei tanto o gosto de aprender e ensinar que comecei uma outra pós-graduação, agora focada na Docência do ensino superior. Nessa ocasião, eu já estava fora da Petrobras e trabalhando como supervisor de marketing numa empresa de varejo.

DSC01786Em 2009, já casado e trabalhando na área comercial de uma faculdade, veio a oportunidade de cursar um mestrado, um objetivo que tinha meio que em segundo plano, mas que se tornou um dos maiores desafios que até então tinha enfrentado.

Tive muitas, mas muitas dificuldades, pois a questão financeira era pesada e tive que escolher sair do trabalho durante o dia e ficar somente com as aulas para poder dar conta dos estudos. Minha esposa me ajudou muito nesse período, pagando grande parte das despesas de casa.

No período do mestrado, veio o nascimento da minha primeira filha e a consolidação de um objetivo de ser pai e formar uma família melhor que a que eu tive. Nesse meio tempo do mestrado, voltei a prestar alguns serviços de consultoria e treinamentos nas áreas de desenvolvimento pessoal para empresas, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) etc.

Antes do término do mestrado, enfrentei um período de muito estresse e isso culminou numa doença e numa cirurgia que tive de fazer. Foi um duro golpe pois eu estava concluindo os estudos, faltando somente a defesa. Mas como Deus sabe das coisas, fiquei de licença por 3 meses e nesse período, advinhe, minha esposa engravidou do nosso segundo filho, coroando essa fase com minha recuperação e a defesa da minha dissertação.

danilo-mota-consultor-marketingE o marketing digital?

Na pós-graduação em marketing que cursei em 2006, tive a ideia de abrir um blog (no Blogspot). Esse site era bem amador e servia para que eu escrevesse minhas angústias na carreira e sobre temas que eu gostava. Esse blog se chamava Sempre em Crise (Acredita?) e tinha uma pitada de bom-humor e marketing. Percebi que ter um blog era um bom meio de chamar a atenção das pessoas.

Com os trabalhos de consultoria que comentei, abri um blog da consultoria em seguida (pois não tinha dinheiro para ter um site profissional…) e se chamou Blog Gerir Consultoria. Mas com a dificuldade do mestrado e a necessidade de trabalhar, ganhar dinheiro, dar atenção à família, tive que abandonar esses dois projetos.

No final de 2014, comecei a fomentar novamente a ideia de investir na internet como forma de ampliar o conhecimento. Comecei a estudar marketing digital e foi no início de 2015 que constitui este blog, o Supere Desafios.

Percebi que o marketing digital não é fácil. É um mundo novo, cheio de oportunidades e muitos, muitos desafios. Você tem que aprender constantemente pois, a cada dia surgem ferramentas novas, novos métodos de trabalho, estratégias, enfim. Para aprender ainda mais, sempre que posso tento fazer cursos/treinamentos on-line sobre as ferramentas de marketing digital para melhorar o meu blog e ajudar mais pessoas. Estresse? Não, pretendo ir devagar, com perseverança e contando com a ajuda de amigos e Deus em primeiro lugar e creio que vou chegar lá!

danilo-mota-consultor-marketin-digital
E o que vem depois?

Sonho em ter meus próprios cursos on-line e estou estudando e conversando com pessoas, fazendo pesquisas para poder idealizar esse projeto dentro do Supere Desafios.

Experiência (resumo):

Tenho experiência generalista perpassando desde a área contábil (início da carreira), áreas administrativas, qualidade/SMS, área comercial/vendas (gerencial), consultoria e docência.

Artigos publicados:

– A fragmentação das mídias e a economia da atenção.

MOTA, D. M. F. . A Fragmentação das Mídias e Economia da Atenção. Mundo Acadêmico, v. 1, p. 41-47, 2009.

– Inteligência coletiva de redes a favor da educação do futuro.

MOTA, D. M. F. ; Diogo Farias Mota . REDES COLABORATIVAS: UMA ABORDAGEM SOBRE A INTELIGÊNGIA COLETIVA DAS REDES NA EDUCAÇÃO. Revista Mundo Acadêmico, v. 1, p. 39-43, 2009.

Brand value: um estudo sobre o valor de marca no mercado de ações brasileiro (Acesse aqui)

(artigo apresentado no 17o Congresso da American Marketing Science (Universidad ESAN) na cidade de Lima no Peru no dia 05 de agosto de 2014.

Para mais informações da área acadêmica acesse meu Curriculum lattes: http://lattes.cnpq.br/5802097031714032

Visualizar perfil de Danilo Mota no LinkedIn

Certificações:

certificado-rockcontent-danilo

15 Comentários

  1. ketnei

    Parabéns, o site ficou bacana mesmo. Vale a pena as noites de estudo.

  2. Ricardo Ramos Costa

    Excelente profissional, distinto em tudo o que faz. Trabalho com ele no Instituto Federal do Espírito Santo. Recomendo a todos! Prof. Dr. Ricardo Ramos Costa.

  3. Magno Guzzo dos Santos

    Parabéns pelo site e pela iniciativa de fomentar o conhecimento!!!!

      • Marlen Vinhati Barbosa

        Parabéns,você vem ajudando muitos com sua iniciativa e história de vida!

        • Obrigado Marlen. Me ajuda muito receber comentários como o seu. Isso me incentiva a continuar 😀

  4. John Lenon Santana

    Bom, o que comentar sobre você? Não é tão difícil assim, pelo menos para mim, bom te conheci nem tem um ano, mas tive o prazer de te conhecer em sala de aula, lugar onde sempre gostei de estar, Danilo Mota, este é o cara, excelente pessoa, excelente profissional, e não me arrependo de ser teu aluno, você transmite de uma forma que nos torna especial. Continua assim neste caminho de sucesso, você vai longe. Nunca desista de seus sonhos e projetos. E nesta caminhada pode contar comigo e com meu carinho eternamente. Porque você vale muito, pena que poucos não reconhecem seu valor. Agradeço por seu carinho, seu apoio em sala de aula. Forte abraço querido mestre.

    • John agradeço muito as palavras. Que bom que poucos como você conseguem ver o esforço que faço para ensinar. Também desejo tudo de melhor à você. Sei que você irá longe, pois é perseverante e lutador. Também pode contar comigo no que precisar. Deus o proteja!

  5. jucimar de carvalho

    Ficou muito bom o seu blog Danilo. Parabéns e muito sucesso para você. O céu é o limite…

    • Muito obrigado companheiro. Tenho trabalhando bastante para que o blog seja a minha vitrine on-line. Passe por aqui de vez em quando para prestigiar os artigos.

  6. Wallasce Silva

    Muito bom o site, e por saber um pouco de sua história, rs… Saber que começou com muito esforço e dedicação. E com certeza Deus te dará condições e capacidade de chegar em lugares mais altos. Meus parabéns, e que Deus te abençoe sempre. Forte abraço

  7. Cris

    Muito bom, teacher!!!!! Parabéns!!!
    No pain no gain, neh.
    Daqui a pouco quero ver suas aulas web, viu!!!!!
    E detalhe, com todas as dicas de inglês que você dá, high profile!!!

  8. Nauto

    Grande Mestre Danilo, parabéns pelo projeto Supere Desafios. O nome é super sugestivo e com certeza você contribuirá para que muitas pessoas superem seus desafios e sejam pessoas melhores.

    Sempre que precisar saiba que pode contar comigo, o que estiver ao meu alcance farei para contribuir com seu avanço.

    Forte Abraço.

    Seu amigo, Nauto Marega.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *