Perfil ou fanpage? qual é melhor no Facebook?

icone internetDia desses recebi uma chamada no Messenger do Facebook de uma empresa pedindo para que eu conhecesse os produtos dela.

Quando busquei o perfil dessa empresa, percebi que a mesma não possuía uma fanpage, mas apenas uma página de perfil.

Daí questionei a esse empresário se ele não tinha interesse em criar essa fanpage. Ele respondeu que preferia chegar a 5 mil inscritos (que é limite da página) para depois criar uma fanpage.

Fiquei pensando… não seria fazer o trabalho duas vezes?

Vou explicar.

Há pouco tempo fiz uma pesquisa observando o perfil de algumas empresas, sobretudo comércios da minha cidade e depois fiz uma pesquisa com questionários e cheguei a uma constatação: muitos empresários se quer conhecem as facilidades em ter uma fanpage no Facebook.

A outra constatação que cheguei é que se você for um empresário, você acabará fazendo duas vezes o mesmo trabalho, pois sem uma fanpage, a empresa não consegue fazer anúncios pagos no Facebook e automaticamente tem menos alcance.

Por que então se esforçar para ter mais seguidores na página de perfil se você pode imediatamente criar uma fanpage e começar a ter fãs imediatamente?

As pessoas e sobretudo as pessoas em geral acham que os seus posts são visualizado por muitas pessoas, mas isso não é
verdade.

Existe dentro da programação do Facebook um algorivantagens-fanpage-para-empresas-diretriz-digital-gestao-marca-marketingtmo chamado EdgeRank. Esse algoritmo classifica a relevância das mensagem de forma orgânica e paga.

O objetivo do algoritmo é dar destaque aos posts que as pessoas estão mais gostando e claro, abrir espaço para os anúncios que são pagos.

Estimativas dão conta de que atualmente uma postagem não ultrapassa 2 a 3% de seu público. Isso quer dizer que se uma empresa tem 100 pessoas na sua página de perfil, ela vai alcançar 2 a 3 pessoas ou MENOS.

Então, quais são as vantagens em se ter uma fanpage? Eis algumas:

1o poder possuir um número ilimitado de fans;

2o poder usar poderosas ferramentas de anúncio do Facebook (Facebook Ads);

3o a facilidade de poder chegar a públicos específicos.

4o tem baixíssimo custo comparado com mídias tradicionais.

5o possibilidade de dar acesso a consultores de marketing digital ou a um funcionário qualificado para cuidar da sua página. Etc.

facebookMas só anúncios pagos são bons no Facebook? A resposta é não.

Como o algoritmo dessa rede social considera dentre suas métricas o quanto uma informação é relevante para os usuários, o desafio de uma empresa é manter sempre sua fanpage atualizada com coisas que seus fãs valorizam.

Pense bem: você gosta de ficar clicando em propagandas no Facebook? Claro que não. Siga a regra 80/20 de Pareto: Para cada 8 mensagens de interesse ou informação para seu fã, faça duas propagandas.

Por exemplo, se você tem uma academia de ginástica, ofereça dicas, informações, e-books sobre como melhorar a saúde, como comer melhor, sobre eventos que você pretende realizar. Outra dica é fazer perguntas para seus seguidores. Faça sorteios, estimule as pessoas a participarem.

Por fim, se o empresário tiver um pouquinho de interesse, vai notar que há vários materiais sobre como melhorar a visualização da sua empresa nas redes sociais. Basta ter um tempinho e um pouco de interesse em se informar sobre isso.

Se você quer uma dica, há cursos na internet que podem ajudar você como empresário a se destacar no Facebook e na internet como um todo.

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Milhares de Pessoas Estão Conseguindo Vender Todos os Dias Usando Apenas o Perfil do Facebook!

Danilo Mota

Danilo Mota é professor e um empreendedor digital com a missão em ajudar pessoas a conseguir mais resultados através da internet.

Website: http://www.superedesafios.com.br

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