Perfil ou fanpage? qual é melhor no Facebook?

vender no facebook - Danilo Mota
Dia desses recebi uma chamada no Messenger do Facebook de uma empresa pedindo para que eu conhecesse os produtos dela. 

Quando busquei o perfil dessa empresa, percebi que a mesma não possuía uma fanpage, mas apenas uma página de perfil.

Daí questionei a esse empresário se ele não tinha interesse em criar essa fanpage. Ele respondeu que preferia chegar a 5 mil inscritos (que é limite da página) para depois criar uma fanpage.

Fiquei pensando… não seria fazer o trabalho duas vezes?

Vou explicar.

Há pouco tempo fiz uma pesquisa observando o perfil de algumas empresas, sobretudo comércios da minha cidade e depois fiz uma pesquisa com questionários e cheguei a uma constatação: muitos empresários sequer conhecem as facilidades em ter uma fanpage no Facebook.

A outra constatação que cheguei é que se você for um empresário, você acabará fazendo duas vezes o mesmo trabalho, pois sem uma fanpage, a empresa não consegue fazer anúncios pagos no Facebook e automaticamente tem menos alcance e audiência.

Por que então se esforçar para ter mais seguidores na página de perfil se você pode imediatamente criar uma fanpage e começar a ter fãs imediatamente?

Acho que o motivo para isso, está no fato de que as pessoas em geral acham que os seus posts são visualizados por todos os seus amigos e isso não é verdade.

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Existe dentro do Facebook, uma programação, um algoritmo chamado de EdgeRank. Esse código matemático classifica a relevância das mensagens de forma orgânica e paga.

O objetivo do algoritmo é dar destaque aos posts que as pessoas estão mais gostando e claro, abrir espaço para os anúncios que são pagos pelas empresas.

Estimativas dão conta de que atualmente uma postagem não ultrapassa 2 a 3% de seu público. Isso quer dizer que se uma empresa tem 100 amigos na sua página de perfil, ela vai alcançar 2 a 3 pessoas ou MENOS.

Então, quais são as vantagens em se ter uma fanpage? Eis algumas:

  • Poder possuir um número ilimitado de fãs;
  • Poder usar poderosas ferramentas de anúncio do Facebook (Facebook Ads);
  • A facilidade de poder chegar a públicos específicos.
  • Tem baixíssimo custo comparado com mídias tradicionais.
  • Possibilidade de dar acesso a consultores de marketing digital ou a um funcionário qualificado para cuidar da sua página. Etc.

Mas só anúncios pagos são bons no Facebook? A resposta é não.

Como o algoritmo que falei, considera dentre suas métricas o quanto uma informação é relevante para os usuários, o desafio de uma empresa é manter sempre sua fanpage atualizada e com coisas que seus fãs valorizam. Então, eis algumas dicas:

Pense bem: você gosta de ficar clicando em propagandas no Facebook?

Claro que não.

Siga a regra 80/20 de Pareto: Para cada 8 mensagens de interesse ou informação para seu fã, faça duas propagandas.

Por exemplo, se você tem uma academia de ginástica, ofereça dicas, informações, e-books sobre como melhorar a saúde, como comer melhor, sobre eventos que você pretende realizar.

Outra dica é fazer perguntas para seus seguidores. Você pode fazer concursos ou sorteios, dando incentivo às pessoas para que elas participem e gerem engajamento na sua página.

Por fim, se o empresário tiver um pouquinho de interesse, vai notar que há vários materiais sobre como melhorar a visualização da sua empresa nas redes sociais.

Eu mesmo produzi um vídeo onde mostro uma estratégia que utilizei para vender o meu carro usando o Facebook. Veja essa estratégia abaixo:

Se você quer uma dica, há cursos na internet que podem ajudar você como empresário a se destacar no Facebook e na internet como um todo.

Se este conteúdo foi útil para você compartilhe-o nas suas redes sociais ou deixe seus comentários. Sucesso!!!

Milhares de Pessoas Estão Conseguindo Vender Todos os Dias Usando Apenas o Perfil do Facebook!

Danilo Mota

Danilo Mota é professor e um empreendedor digital com a missão em ajudar pessoas a conseguir mais resultados através da internet.

Website: http://www.superedesafios.com.br

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