Oportunidades do marketing digital para as pequenas empresas

Tempo de leitura: 5 min

marketing digital para pequenas empresas. Foto:Remy Baudouin/Unsplash

Marketing Digital: Ameaça ou oportunidade para as pequenas empresas?

Nos últimos tempos, o marketing das empresas se depara com o desafio de se comunicar com seus clientes on-line. Isso não é diferente com as pequenas empresas.

Os clientes de estão se acostumando a comprar pela internet e num passo anterior dessa jornada de compra, eles têm buscado cada vez mais orientações para produtos ou serviços através da rede.

Eu tenho notado que muitas empresas pequenas têm visto o ambiente online como uma ameaça. Mas será que é mesmo?

Muitos são os desafios para as empresas, principalmente as pequenas empresas no que se refere ao Marketing digital. A questão delas terem um orçamento reduzido, seja por características do negócio ou por estarem iniciando, torna difícil investir recursos avançados. 

Além disso, há uma questão de que nem sempre as PMEs conseguem mostrar valor para o cliente, oferecendo a esse cliente muitas vezes só o preço como atrativo.

Sobre isso, tenho um artigo que escrevi aqui no blog, que poderá te ajudar. Veja abaixo:

Continuando…

Outra questão que noto é a pressão do tempo sobre os negócios que também vem sendo uma determinante que afeta não só o ambiente virtual mas também o mundo físico.

Sobre isso, bem…Eu poderia elencar várias e várias dificuldades, mas prefiro me concentrar aqui nesse texto nas oportunidades. Afinal, estou falando com empreendedores não é mesmo?

São muitos os desafios, mas também são desafios que trazem oportunidades!

É um engano pensar que atualmente as empresas por serem pequenas não têm condições de competir com as grandes ou que elas não tem hoje acesso a ferramentas que só as grandes marcas tem.

Ainda bem que esse tempo ficou para traz \o/

Daí então, que vejo uma grande oportunidade surgindo para as pequenas empresas!

Há exemplos de muitas empresas pequenas que tiveram a chance de expandir mercados graças a amplitude de mercado que a internet oferece. 

Você acredita?

Eu vou elencar abaixo algumas três oportunidades e/ou características oferecidas pelo marketing digital para te ajudar a enxergar isso.

marketing digital pequenas empresas
Oportunidades do marketing digital

1 – Menores custos

Todos os empreendedores procuram otimizar sua estrutura e com o marketing digital você terá essa possibilidade.

Isso por que as ferramentas de marketing digital custam menos ($) do que as ferramentas de mídia tradicionais.

Por exemplo, você pode ter uma fan-page no Facebook, Instagram ou Pinterest gratuitamente. E se souber trabalhar bem, focado numa estratégia, terá muito tráfego gratuitamente.

Não quer dizer que você nunca precisará investir, até por que para um alcance maior, isso é necessário. Mas já é uma mão na roda, pois na mídia offline, qualquer que seja a forma de aparecer, terá que ser através de um anúncio pago.

Há muitas outras ferramentas além das redes sociais e isso vai depender das características do seu pequeno negócio. Porém, pra começar creio que esse é um passo inicial importante, se for bem feito!

2 – Mais escala

Talvez você não tenha notado, mas as ferramentas digitais focam muito na escalabilidade. Vários pesquisadores e empreendedores ligados ao escossistema das start-ups concordam com isso.

Utilizando as ferramentas digitais, você poderá alcançar centenas de milhares de pessoas, afinal, qualquer pessoa tem hoje um bom smartphone na mão e está sempre em busca de um produto ou serviço.

E a pergunta aqui é: o seu cliente está encontrando a sua solução como a melhor quando ele precisa?

Analisando friamente, qualquer negócio está apto a começar uma estratégia digital para aumentar a quantidade de clientes atingidos pelo seu negócio.

Basta para isso, que as ferramentas corretas sejam enquadradas numa estratégia digital.

3 – Possibilidade de mensuração

Já diz a famosa frase de William Thomson: “Aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar”. Você consegue medir bem o seu negócio? Consegue mensurar com grande margem de certeza se o seu investimento em marketing está trazendo retorno?

Pois bem. No marketing digital, a sua estratégia é toda mensurada e quando algo não vai bem, pode ser realocado rapidamente.

Imagine por exemplo uma campanha que você está executando para atrair mais clientes para o seu restaurante.

Você pode testar uma campanha utilizando o Facebook com vários formatos de anúncio. Existe a possibilidade de testar anúncios só com o Instagram ou combinando Instagram e Facebook.

Por exemplo, no caso do Facebook, você pode testar campanhas diferentes voltadas para atração de pessoas para o seu restaurante nos horários de almoço, jantar, nos fins de semana etc. E poderá fazer isso testando vídeos, impulsionando postagens que contem uma história (ex. mostrando uma conquista, uma visita de um cliente…), ou mesmo de promoções.

No caso, as campanhas que forem menos efetivas, você pode desligá-las e gastar alguns poucos reais nesse teste.

Já as campanhas mais engajadas, você vai logicamente aumentar o orçamento e acompanhar os resultados.

Com o tempo, a ideia é ir melhorando e melhorando até chegar a modelos ótimos.

Isso não é incrível? 

marketing digital para pequenos negócios
Estratégias digitais para as pequenas empresas – Foto: Unsplash

Conclusão: Você precisa de um novo mindset

Chegamos ao fim e você precisa tomar uma decisão. E a decisão é considerar inserir as estratégias digitais no seu negócio!

Podemos pensar que talvez se o desafio é uma oportunidade ou ameaça, vai depender (sempre) do olhar do empreendedor. A visão positiva em cima dos problemas, convoca a criatividade dos donos das empresas a se manifestarem e entrarem em ação para que os resultados sejam iguais ou mais efetivos no mundo virtual do que no físico.

Se você pretende ter ou já atua com um pequeno negócio e tem interesse em aprender mais sobre o marketing digital, deixarei meu contato para conversarmos mais sobre isso de forma direcionada ao seu negócio.

Esse material te ajudou de alguma forma? ↓♥

Então, deixe um comentário para me incentivar a escrever mais dicas para você e para o seu negócio. 

Até breve \ˆ-ˆ/

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3 Comentários

  • Gedair disse:

    Muito grande o tamanho do conhecimento. Sucesso garantido

    1. Danilo Mota disse:

      Obrigado amigo. Você sempre participa e me incentiva aqui no blog. Sucesso!

  • Gedair disse:

    Muito grande o tamanho do conhecimento. Sucesso garantido