O que é um TCC

O que é um TCCÉ muito comum em alunos que começam a sua graduação, as dúvidas quanto ao TCC – Trabalho de conclusão de curso, pois logo no início das aulas, os calouros ouvem os alunos veteranos falarem desse temido trabalho.

Pensando nisso, vou deixar aqui algumas definições e se você tiver qualquer pergunta, deixe nos comentários que terei o prazer de responder.

O TCC é um trabalho acadêmico feito ao final do curso de graduação e pós-graduação onde um grupo de alunos defende um tema escolhido por eles, dentro da sua área de formação. Quando esse trabalho é feito individualmente, ele se chama Monografia.

(Se preferir, veja este vídeo que contem informações valiosas sobre o que é um TCC)

Esse trabalho obedece uma série de padrões de escrita da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e serve para sacramentar o término da graduação.

Basicamente, um TCC obedece aos seguintes passos:

apresentação TCC

1 – Escolha do tema

Aqui os alunos definem um assunto dentro de uma área de interesse. Por exemplo, se você é da área de Publicidade, pode escolher algum assunto ligado ao tema “Mídia”. Depois, tenta encontrar um Problema dentro desse tema, em que você possa defender num TCC.

Recomenda-se que nessa etapa os alunos tentem escolher uma área que eles tenham afinidade, visto que depois ficará quase que inviável trocar de tema devido ao tempo e escrita do trabalho, orientações, apresentação etc.

2 – Escolha do orientador

Após escolhido o tema, os alunos terão de optar pela orientação de um professor que seja especialista naquela área. 

As vezes não é possível o professor daquele tema conduzir o seu trabalho devido a ele já estar com a carga horária de trabalho lotada. Nesse caso, a faculdade/universidade costuma indicar outro professor que pode ser do seu curso de graduação mas que não seja especificamente um especialista no seu tema.

Mas não se engane. O processo acima não é tão simples assim. A maioria dos alunos têm muita dificuldade de escolher um tema, pois pintam muitas dúvidas nessa fase.

Depois do martírio de escolher um tema, lidar com a escolha do orientador e com as orientações e entender toda a linguagem e o desafio de construir um trabalho escrito (são questões bastante desafiadoras!) chega a hora da escrita…

apresentação de tcc para banca

3o Construção do TCC

Depois da fase inicial de definir o tema e o orientador, começa o desafio de receber as orientações e escrever o seu manuscrito.

Aqui o caminho também é tortuoso pois escrever nem sempre faz parte da rotina dos alunos.

Lidar com fatores como as regras da ABNT que citei, leitura de artigos, livros e materiais em geral (Referencial teórico), pressão por prazo de entrega dos resultados indicados pelo orientador, entre tantos outros desafios como dar conta das matérias no decorrer do semestre, torna essa tarefa no mínimo desgastante.

4o Apresentação

Depois de vencida a etapa anterior, e à medida que as coisas vão andando, os alunos se vêem preocupados com a defesa do TCC. Afinal, além de terem que apresentar para os seus colegas (quando é o caso) e para o orientador, ainda tem uma banca de avaliação.

A temida banca de TCC (que consiste na apresentação de tcc para banca) é composta pelo professor orientador e geralmente por dois professores convidados. Esses convidados podem ser da própria instituição onde você estuda e/ou pode ser formada por um ou mais professores externos.

E é justamente a banca avaliadora que é motivo de pânico para os alunos, devido em muito ao medo de falar em público.

Na hora a apresentação do TCC, a banca avalia – dentro de alguns critérios – se os alunos cumpriram os rituais da pesquisa em termos de coerência de todos os fatores citados acima.

Por exemplo, a banca avalia se o trabalho é mesmo de autoria dos alunos que o estão defendendo, avalia se o problema delimitado é respondido pela pesquisa, se há problemas de metodologia, de análise correta dos resultados etc.

Mas, basicamente se os autores do trabalhos o fizeram seguindo todo o ritual e as regras,  seguiram as orientações do professor orientador e se apresentaram de forma coerente (a Oratória aqui é importante), as chances de sucesso são altas.

TCC, Monografia, Dissertação e Tese: Qual a diferença?

Aqui vou resumir para esse texto não ficar extenso. Basicamente as diferenças:

  • TCC é o Trabalho de conclusão do curso de graduação quando é feito em mais de um autor. Como dito antes, quando é feito individualmente recebe o nome de monografia. Então, operacionalmente o TCC e monografia são a mesma coisa.
  • A monografia e o TCC são apresentados em cursos de graduação e pós-graduação lato-sensu. Nesse caso, a pós lato-sensu é um curso de especialização em alguma área.
  • A Dissertação é um trabalho acadêmico de maior complexidade realizado por alunos que curso a pós-graduação scrictu-sensu. Ou seja, o mestrado. Veja aqui a diferença entre lato e scricto sensu.
  • Já a chamada Tese, é um trabalho inédito de nível de complexidade elevado submetido pelos alunos que estão concluindo o doutorado.

Finalmente, espero ter contribuído para aqueles que estão entrando na jornada acadêmica ou que pretendem e estavam precisando sanar essa dúvida quanto aos conceitos básicos do que é um, sobre a banca, a confecção e a apresentação de TCC.

banner-ebook-oratoria-tcc

Vou finalizando aqui e se quiser deixar algum comentário, esteja livre para me escrever, bem como deixar suas dúvidas.

Até a próxima.

Milhares de Pessoas Estão Conseguindo Vender Todos os Dias Usando Apenas o Perfil do Facebook!

Danilo Mota

Danilo Mota é professor e um empreendedor digital com a missão em ajudar pessoas a conseguir mais resultados através da internet.

Website: http://www.superedesafios.com.br

2 Comentários

  1. Magno Guzzo dos Santos

    O processo de produção e apresentação do TCC pode muito prazeroso ou exatamente doloroso. Para que seja uma experiência gratificante sugiro que:
    • Escolha um tema de que te agrade.
    • Escolha um bom orientador.
    • Elabore um cronograma das atividades para elaboração e apresentação do TCC e cumpra rigorosamente os prazos.
    • Faça um pré-projeto de pesquisa (isso economiza um tempo valioso no TCC)
    • Almeje conseguir um 10 como nota final, desta forma fará sempre o melhor trabalho. Lembre-se notas medianas são para pessoas medianas.
    • Escute sempre as orientações que lhe são passadas pois quase sempre nossos orientadores tem razão.
    • Quando necessário de um tempo e divirta-se, pois o TCC não é o fim dos tempos.
    • Não deixe para fazer na última hora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *