Marketing pessoal: como usar?

Tempo de leitura: 3 min

marketing pessoal como usar

Os desafios do marketing pessoal para a sua carreira

O marketing pessoal se tornou assunto em pauta nos últimos anos. Não é para menos, pois o assunto é realmente relevante.

Em síntese, o marketing pessoal envolve usar as ferramentas de marketing empresarial para trabalhar as características pessoais da pessoa.

Mas não é fácil na prática. Como fazer então?

Não existe uma fórmula exata, diga-se de passagem. O que se tem são dicas, ferramentas e cada pessoa deve guardar essas ferramentas numa caixa e utilizá-las de forma pertinente para o seu caso particular.

Aqui vou deixar três elementos que de repente podem ser úteis. Essas dicas são minhas e também compiladas através de materiais que já estudei e creio, poderão ser úteis para você:

1. Conteúdo

É preciso investir constantemente em estudar, pesquisar e aprender. Seja no seu ramo ou até mesmo acumular conhecimento em áreas distintas. Aqui manifesta-se o que se chama em persuasão de “O Poder da Autoridade” (escrevi algo sobre isso aqui).

É preciso estar preocupado de forma intermitente em ter um enriquecimento de algo que você é um especialista. Além do mais, é preciso também investir em conhecimentos que ampliem seu repertório com conhecimentos culturais por exemplo.

No livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, o autor defende essa questão em relação ao poder de influência. Quem exerce influência, invariavelmente é uma pessoa que tem vocabulário rico culturalmente falando e não somente no nível técnico da sua área.

Como estamos sendo avaliados o tempo todo, não esqueça de investir também no bom e velho vocabulário correto e adequado a cada situação.

Comece pelo básico considerando também a boa educação de sempre com os velhos “bom dia”, “boa tarde”, “obrigado…”

Afinal, isso nunca sai de moda \ˆ-ˆ/

#2 – Forma

Aqui refere-se a investir na sua imagem física. Invista em boas roupas, em vestir-se adequadamente para cada contexto.

Mas não basta somente a parte das roupas. Lembre-se também das regras básicas de higiene! (Ex: unhas cortadas e limpas, para homens: se usar barba crescida, estar com boa aparência… Mulheres: cuidar das sobrancelhas, maquiagem adequada etc.)

Não é novidade que uma pessoa com boa aparência é mais lembrada e é destaque onde ela estiver. Por isso, preocupe-se com isso e dê atenção também em saber das pessoas como elas te vêem.

Busque pessoas confiáveis para te falarem se você está com mau hálito por exemplo, ou se tem algum vício de linguagem que atrapalhe a sua boa imagem.

A dica aqui é que você deve trabalhar a sua imagem pessoal, pois não adianta ter conteúdo, se a sua imagem é mal vista devido a algum fator ligado a higiene, vestimenta, forma da pessoa se portar nos diversos contextos entre outros.

#3 – Rede (networking)

Invista também, conjuntamente ao Conteúdo e a Forma, em criar redes de relacionamento.

Isso não se refere somente a cuidar do seu perfil numa rede social na internet. Envolve sim a internet, mas adicionalmente é preciso investir em bons relacionamentos no mundo físico.

Mantenha contatos com professores, ex-colegas de trabalho com as quais você tem afinidade e interesse etc.

No ambiente online, o LinkedIn tem sido uma aliado e tanto nessa tarefa. Se você não tem perfil nessa rede, fica aqui a sugestão. Eu até já escrevi dicas de como melhorar rapidamente o seu LinkedIn. O texto é este post aqui que escrevi e vai te ajudar a melhorar o seu perfil!

  • Mas cuidado. Não seja artificial ao ponto de nunca ligar ou passar uma mensagem ou e-mail para uma pessoa de interesse e fazer isso somente na hora em que você estritamente precisa. Vai soar artificial.
  • Contribua com algo. Quem tem marketing pessoal está sempre disponível a ajudar as pessoas. No local de trabalho, busque oferecer ajuda aos colegas de forma espontânea e sem bajulação para reforçar a sua imagem.

Enfim, é preciso que você e eu invistamos sempre, de forma constante na construção de uma marca pessoal no mercado para que você se torne relevante e tenha valor cada vez maior.

De forma geral, o uso de estratégias de marketing pessoal aumentam a empregabilidade e trazem vantagem competitiva.

Gostou desse conteúdo?

Compartilhe-o com alguém da sua rede e se quiser contribuir, deixe seu comentário abaixo, que adorarei saber o que você pensa sobre o Marketing pessoal!

Até breve e sucesso.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


3 Comentários