Marketing digital: Como Aplicar Em Pequenas Empresas

Como Aplicar Marketing Digital Em Pequenas Empresas
Oportunidades do marketing digital para pequenas empresas

Eu já comentei em um post anterior sobre os desafios de trabalhar na internet. E após ter passado um tempo desde que comecei na net, vejo oportunidades despontarem para pequenas empresas de forma sem precedentes. Então, como aplicar o marketing digital em pequenas empresas?

A primeira oportunidade que vejo refere-se ao acesso. Atualmente, as pequenas em médias empresas – PMEs conseguem ter acesso facilitado a ferramentas digitais com um preço bem acessível, se comparando com anos atrás onde só grandes empresas conseguiam essa façanha.

Não. A mídia tradicional (off-line) não morreu, mas mudou bastante a forma como se faz mídia. Aquela história de um monólogo na frente da TV mudou e agora com as redes sociais, pessoas têm acesso a compartilhar informações em tempo real. A segunda oportunidade que vejo então é a de participação e interação.

Marketing digital: Como Aplicar Em Pequenas EmpresasOutra oportunidade e essa é incrível, é a possibilidade de mensuração. O que antes era algo de luxo, agora se tornou algo acessível e prático, dando aos empreendedores gráficos, planilhas e formação de indicadores que auxiliam em muito os negócios.

Há muitas vantagens e benefícios do marketing digital, mas a coisa mais fantástica é o custo-benefício das ferramentas. Uma pequena empresa pode fazer uma campanha no Facebook ou Instagram investindo pouco, na casa de centavos.

Eu mesmo fiz um trabalho de consultoria em uma boutique e gastamos cerca de R$ 200 reais/mês em campanhas no Facebook que geraram muitas vendas e ajudaram a atingir o objetivo mensal da loja (não posso revelar o valor :D).

Não podemos esquecer e também não menos importante, é que as ferramentas digitais proporcionam proximidade e ainda uma coisa muito importante: Relacionamento.

Se a PME for focada no cultivo do relacionamento, terá grande vantagem frente a outras empresas concorrentes e empresas maiores!

Pensando nisso tudo, as ferramentas de marketing digital podem trazer benefícios tangíveis para as pequenas empresas em curto e médio prazo.

Como Aplicar o Marketing Digital Nas PMEs: O Básico

Marketing digital: Como Aplicar Em Pequenas Empresas

#1 Identifique o seu público-alvo (persona)

Descobrir o cliente é mágico. Caso esteja montando uma empresa, é possível aqui definir as características do publico-alvo (target) do negócio. Para quem já tem uma empresa, também é válido repensar quais fatores afetam as decisões de compra.

O básico precisa ser feito, como mapear a idade, a renda, os fatores sociais influentes etc. Quais são as dores ou necessidades do seu público? Que problema você resolve para ele?

Uma forma ajudar nessa descoberta isso acessar o Planejador de palavra-chave do Google, as principais coisas que o cliente-alvo pesquisa na internet. Uma boa opção também é o Ubbersuggest.

#2 Monitore a jornada do comprador (Buyers Journey)

Como o comprador chega até a sua empresa? Como começa a sua jornada de compra?

Entender essa dinâmica ajuda em muito a descobrir quais as reais necessidades dos clientes. Há vários materiais na internet que ajudam você a fazer esse passo bem simples.

#3 Conteúdo e Contar histórias

Depois que você definiu o público-alvo e a sua jornada de compra, faz sentido agora pensar em “como” conversar com ele na internet.

Sim. É preciso definir a linha editorial para a geração de conteúdo. Por exemplo, se a sua empresa presta serviços de contabilidade, talvez é melhor produzir conteúdos mais sérios, com mais dados de forma a gerar uma impressão de credibilidade.

Já se você tem uma loja de bikes na sua cidade e está investindo na internet, você pode usar uma linguagem mais coloquial, mais voltada a aventura.

Essa fase de contar histórias é muito importante e vai CONECTAR você ao seu cliente.

#4 Teste, teste e teste

Após os passos acima, é hora de testar. Monte um blog (pode ser gratuito) com o interesse do target e monitore os assuntos mais visitados.

Nas redes sociais, mensure que conteúdos dão maior engajamento. O mesmo acontece se você investir em propaganda paga nas redes sociais. Mensure tudo, afinal, essas ferramentas dão conta do recado quando o assunto é o monitoramento e a geração de números.

Eu fiz um vídeo há pouco tempo falando sobre como aplicar o marketing digital em PMEs. Dê uma olhadinha aqui

Enfim, dá para perceber que o marketing digital e suas ferramentas dão uma maior competitividade às pequenas e médias empresas de forma que elas possam sobreviver e atuarem de forma proativa no mercado.

Espero que eu tenha convencido você de como essas ferramentas são imprescindíveis como ser mais assertivo no seu negócio com a ajuda do marketing digital.

Deixe seus comentários abaixo do que você acha de tudo o que discuti nesse neste ok?

Então, vamos agir?

Milhares de Pessoas Estão Conseguindo Vender Todos os Dias Usando Apenas o Perfil do Facebook!

Danilo Mota

Danilo Mota é professor e um empreendedor digital com a missão em ajudar pessoas a conseguir mais resultados através da internet.

Website: http://www.superedesafios.com.br

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