Feedback: Por que é tão difícil dar e receber retorno do que fazemos?

Tempo de leitura: 4 min

feedback no trabalho-Danilo Mota


Esses dias andei recebendo questionamentos em minhas aulas sobre o tema Feedback ( para ficar mais um português mais fácil, feedback é o retorno que os chefes deveriam dar aos seus pares).

Há muitas questões diariamente envolvidas com a necessidade de ter um retorno de alguém, mas no caso aqui, vou focar no feedback no trabalho.

Feedback: um animal em extinção?

A questão que parece difícil é que há uma carência de retorno de forma geral. Mas nas empresas, geralmente o que eu já pesquisei e da minha experiência, a razão para a falta de feedback parece estar relacionada em muito à falta de preparo dos gestores.

Faz sentido?

Parece fácil de resolver isso, mas não é bem assim. Você já se deparou gerenciando uma pessoa e tendo que dar retorno sobre o trabalho dela? Isso se torna um desafio por que para dar feedback, invariavelmente você recebe também um feedback!

Nisto, nem todos os gestores estão preparados para darem e (talvez mais difícil) receber esse retorno do seu próprio trabalho. Daí eles adiam cada vez mais essa devolutiva ao colaborador.

Outro fator que vejo é que parece que a maioria das empresas vivem num imediatismo muito grande. Tudo é para ontem, não se tem tempo de pensar um pouco, em refletir um instante que seja.

Michael Porter, um grande autor sobre estratégia, certa feita falou sobre isso. Ele fez uma reflexão sobre essa dificuldade das empresas em manter a consistência numa estratégia, em algo que elas estão se propondo a fazer (Pense: Isso vale também para a entrevista de emprego).

A questão é: Parar e pensar e traçar planos deveria ser parte do trabalho dos Administradores, ou gestores por assim dizer.

Mas, devido a tudo ser urgente ou ser tratado como urgente no dia-a-dia, não se consegue efetivar essa situação (e o mesmo sinaliza acontecer na nossa vida como um todo). Mas vou parar por aqui.

Mas qual a solução?

Depende. Se você é funcionário pode começar a usar os canais de comunicação da empresa como avaliações de desempenho do gerente, sugestões, canais de RH, etc.

Mas e o medo da resposta? O não e respostas negativas você já tem não é verdade? Então, faça um plano, trace uma estratégia de perguntas, de questões que você quer que o chefe responda. Por experiência própria, já vi um caso de uma pessoa onde a expectativa do feedback era totalmente negativa e no fim o próprio gerente pediu ajuda e isso se tornou um aprendizado para o colaborador. Percebeu? As vezes a gestão está tão sobrecarregada que se alguém sugerir o feedback espontaneamente, isso pode ser um diferencial para a pessoa.

Se você é chefe, ótimo pois é possível começar a gerar feedback agora mesmo. Comece tentando vencer as muitas tarefas e faça a reserva de uma dia no mês na agenda (pode ser que não precise mais do que isso!) para essa importante tarefa.

Faça no começo uma preparação psicológica para no caso de você receber feedbacks negativos. Algo pode ser útil como olhar para a Pirâmide de Maslow e tentar perceber aonde seus colaboradores estão nessa Pirâmide.

Talvez fazendo assim você pode ter uma ideia do centro de motivação deles e assim tentar entender melhor suas aspirações. Há muitas ferramentas motivacionais bem úteis como Maslow que podem ajudar. Basta um pouco de pesquisa e depois de adaptação.

Enfim, como é bom receber um retorno sobre o seu trabalho não é verdade? Eu pessoalmente gosto de saber onde estou, como meu trabalho está em termos de performance, como melhorar, quais são as minhas falhas etc.

Mas e o feedback negativo? Nem sempre estamos preparados para ouvir coisas que não gostamos mas é bom para pensarmos sobre como as pessoas e o chefe estão nos vendo.

Se você é gestor(a), a hora de começar a dar feedback é agora, como foi dito. Faça um trabalho de gestão comprometido e com respeito, e a melhoria do ambiente de trabalho através do feedback pode surpreender.

Finalmente, há a falta de feedback nos processos de recrutamento não é verdade? Basicamente o feedback de uma entrevista de emprego por exemplo, advém de uma boa entrevista.

Se o RH da empresa não reconhece e pratica o feedback após as entrevistas, a imagem da empresa fica prejudicada e ela deixa de fazer um papel social. Afinal, quando um candidato não recebe um feedback, ele fica sem saber direito que falhou e automaticamente perde competitividade.

Mas se for possível, dê um feedback também você que participou de uma entrevista ok? Isso é um grande diferencial hoje em dia.

Abaixo, deixo mais dois artigos que escrevi aqui no blog, que têm a ver com carreira profissional:

Se quiser comentar a sua experiência ou opinião sobre o tema fique à vontade. Até breve.

Sucesso!!

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1 Comentário

  • Magno Guzzo dos Santos disse:

    Existe uma carência em dar e receber o feedback. Muitas pessoas utilizam a ferramenta apenas para deixar evidentes erros cometidos e assim deixando de lado as conquistas realizadas. Por outro lado em outras ocasiões quem recebe não entende que se trata de uma crítica para que possa ocorrer uma evolução a não aproveitam a oportunidade de se desenvolver profissionalmente.