Entrevista de emprego: Três perguntas preferidas dos entrevistadores

Tempo de leitura: 2 min

entrevista de emprego dicas

Prepare-se melhor para a entrevista de emprego

Em um mercado de trabalho crise ou não, você pode ser convidado a participar de uma entrevista de emprego a qualquer instante, não é verdade?

Esse é um momento desafiador visto que você será avaliado e para algumas pessoas, isso pode ser um tanto desastroso.

Mas o que conta afinal numa entrevista de emprego? Certamente a autoconfiança e o planejamento antes da entrevista parece ser talvez tão ou mais importante do que ou o que se vai falar.

Pensando em ajudar você, descrevo a seguir três tópicos que costumam cair em entrevistas, baseado na minha experiência, tanto de trabalho quanto de discussões com alunos, colegas etc.

Dicas entrevista emprego

# 1 Qualidades vs Defeitos

Parece que uma humanidade dos entrevistadores é a intenção de querer saber  quais são os seus pontos fortes e pontos fracos.

Por isso, sempre tenha em mente algo que você faz bem e algo que você não faz tão bem assim. Se preocupe com isso pois quem sabe falar de si mesmo, dá a entender que fez um exercício de autoconhecimento antes de participar da entrevista.

Alguns entrevistadores querem saber o seu talento (o que você sabe fazer de melhor), mas grande parte deles está interessado também em pessoas humanas, ou seja, pessoas que têm defeitos mas que estão trabalhando para melhorar essas falhas.

Dica: Não transforme seus defeitos em qualidades. Fale quais são suas limitações e apresente estratégias de como você trabalha esses defeitos.

# 2 Pretensão salarial

Outro ponto crítico. Se o entrevistador te questionar a sua pretensão salarial, tente falar algo como “Atualmente ganho X e pretendo ganhar Y, mas estou aberto a negociações”. Isso dá a impressão que você demonstra estar num ponto X, quer ir a um ponto Y mas tem espaço para negociação.

Essa resposta pode representar a sua objetividade e conhecimento de onde está no mercado. Aí vale uma pesquisa em sites de recolocação ou sindicatos do setor para ter a percepção da média salarial, se for o caso.

Dica: Faça uma pesquisa antes da entrevista, de qual a média de salário é pago para o cargo que você está pleiteando.

# 3 Superação de um problema

Outra pergunta que remete a autoconhecimento é a famosa: “Me fale sobre algum desafio enfrentado e como você superou esse desafio”.

Tenha em mente que essa pergunta é muito pessoal. Ou seja, o entrevistador quer ouvir talvez uma resposta que remeta a autenticidade da pessoa. Então, seja você mesmo, fale com propriedade.

Dica: Tenha em mente antecipadamente algo que você já passou e narre (de forma breve) como resolveu ou superou esse problema. Todo mundo já teve algum revés que já passou na vida. Não precisa ser algo super difícil, basta saber contar em essa história para que ela soe convincente.

Há outras perguntas que estão sempre na mente dos entrevistadores, mas hoje quero deixar essas três, que pelo que já vi e tenho visto, são as mais recorrentes.

=> Se esse artigo foi útil para você, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais 😀

Caso você tenha alguma dificuldade em entrevistas de emprego, talvez contar com a ajuda de alguém que tenha vencido esse desafio possa ajudar \o/

Eu adoraria saber se você já se deparou com essas três perguntas em alguma entrevista de emprego que participou. Me conte nos comentários!

Sucesso e Até breve.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


13 Comentários

  • Érika Nunes disse:

    O nervosismo infelizmente atrapalha muito nas entrevistas de emprego mas ter foco e ser autoconfiante é essencial pra deixar uma boa impressão.
    Ótimas dicas.

    1. Danilo Mota disse:

      Obrigado por comentar. Abraço!

  • Fabiana Barbosa disse:

    O artigo sobre entrevista ficou muito legal, acredito que a maior dificuldade das pessoas na hora de participar de um processo seletivo é o nervosismo, até temos as respostas, mais devido o nervosismo acabamos nos atrapalhando. Fica a dica.

    1. Danilo Mota disse:

      Obrigado pelos insights

  • Flavia disse:

    Gostei do artigo, é o que acabo sempre perguntando.

    1. Danilo Mota disse:

      Obrigado por comentar. Isso me incentiva a continuar produzindo conteúdos que sejam úteis.

  • Luciano Colati disse:

    Artigo muito bom…gostei..

    1. Danilo Mota disse:

      Obrigado pelo incentivo Luciano.

  • Márcia disse:

    Muito bom! !!!

    1. Danilo Mota disse:

      Obrigado pelo incentivo.

  • Sandro Mercier disse:

    Muito bom o artigo. Abraços