Comunicação: a ferramenta mais importante da liderança

Tempo de leitura: 6 min

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Foto: rawpixel

Uma comunicação excelente, é uma habilidade imprescindível que um líder deve buscar.

Os chefes e/ou líderes têm agendas lotadas. Eles trabalham viajando, em reuniões intermináveis, com agendas abarrotadas de compromissos e às vezes prejudicam sua relação familiar por privilegiar suas relações de trabalho.

Se você é um líder, pode-se questionar sobre o que você realmente faz. Talvez você diga algo como “executo a missão da empresa”, ou “trabalho para gerar uma visão”, ou mesmo “meu trabalho é gerar lucro”.

Mas pergunto: de que adianta toda uma estratégia se não se consegue gerar na cabeça das pessoas esse plano?

Ou seja, se as pessoas não acreditam ou não veem sentido no que você fala, como executarão?

Muitos especialistas então, concordam que a ferramenta mais importante de um líder autêntico, não é a sua habilidade estratégica ou a sua visão, mas a sua capacidade de se comunicar bem.

Isso começou a ser percebido lá na Experiência de Hawthorne, executada por Elton Mayo e seus companheiros.

Porém, pior do que talvez não se comunicar ou não perceber isso como algo estratégico, muitos líderes não são preparados para isso.

O desafio da comunicação na liderança

Na graduação ou nos programas de MBAs por exemplo, são comuns matérias como economia, finanças corporativas etc. mas não se vê nada talvez em relação à comunicação.

Certamente, um aluno desses cursos dirá que a estratégia é a parte fácil, pois o desafio é justamente na execução, onde ele precisará destilar a sua comunicação de forma que se faça entender.

A comunicação e o coração da liderança permeiam atividades como reuniões com clientes, exposições a acionistas, tomada de decisões rápidas e contínuas, gestão de interesses com os funcionários e ainda há demandas como a mídia, os acionistas, etc.

Agora a questão é: Como os líderes/gerentes devem trabalhar a sua comunicação?

Através de algumas pesquisas e da minha experiência, exponho a seguir algumas direções.

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#1 Comunique-se sempre

Essa regra parece clichê, mas é a mais importante e dramática. Por mais difícil que a situação esteja, a não comunicação não é uma opção.

Ser um líder é ter a atenção permanente das pessoas (veja sobre isso aqui) e ficar em silêncio tem um significado. Em situações difíceis, o não comunicar é a atitude mais barulhenta.

Mesmo não concordando, um líder tem de entender que está se comunicando mesmo quando não quer fazer isso.

Vire esse jogo respondendo rapidamente a e-mails que importam, a conversas que precisam de sua atenção e aos boatos.

Não há nada mais frustrante para as pessoas do que a não resposta.

#2 Conheça a sua mensagem

De forma geral, um líder deve falar uma mesma linguagem mostrando coerência. A questão é que a sua visão deve ser declarada várias vezes ao longo do tempo.

(Não vale mudar de visão a todo momento).

Essa questão os políticos conhecem bem e consiste em manter uma mesma mensagem ao longo do tempo.

Como diz Stuart Crainer em reportagem não Business Strategy Review, a liderança é um trabalho barulhento, você deve repetir a sua mensagem várias vezes para públicos diferentes.

#3 Transmita a sua mensagem

O líder deve não só conhecer qual mensagem deve transmitir, mas também fazer essa mensagem ressoar.

A questão é que também deve saber ressoar a sua mensagem com qualidade, sabendo usar um tom mais formal quando necessário e um tom mais coloquial quando preciso.

Para transmitir a sua mensagem você precisa conhecer o coração da sua mensagem, a essência, sem enrolação.

Depois disso, deve saber manejar bem os canais de comunicação como as ferramentas eletrônicas, mas sobretudo, a forma de falar – a influência.

#4 Pense com quem você vai se comunicar

Após preocupar-se em transmitir a sua mensagem, pense em quem vai ouvi-la.

Aqui continua valendo a famosa empatia em comunicação. Não se esqueça que quem comanda a comunicação é quem ouve.

O pessoal da área financeira, não está interessado num mundo melhor, mas nos números; o pessoal do chão de fábrica ou do escritório, querem ser motivados.

Portanto, dê significado a sua mensagem sabendo falar de forma técnica e mesclando com uma linguagem que fale ao coração das pessoas.

#5 Seja original

Escrevi algo sobre isso há pouco tempo (veja aqui). Trata-se de ser você mesmo, afinal, temos a tendência de criar uma personagem quando estamos falando em público.

Caso precise, procure modelar outra pessoa que você admire, mas busque acima de tudo ser original, autêntico.

Seja você mesmo e… Acredite. Pois isso conecta mais do que mostrando algo que você não é ou não tem.

Alguns líderes se dão bem com grandes platéias, já outros se sentem melhor numa sala conversando individualmente com cada funcionário.

O importante é que o líder escolha um meio e seja ele mesmo.

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#6 Conte histórias

Todos gostam de histórias, apesar disso não ser falado de forma declarada. Numa aula, num discurso, numa conversa entre amigos, a contação de uma história ilustra uma situação e costuma fazer o entendimento ser ampliado.

Uma história sempre foi importante para passar uma lição à frente. Por isso, desenvolva o costume e a habilidade de sempre contar histórias.

Comunicadores sabem que ao começar uma explanação por exemplo, dados e números são imprescindíveis, mas a comunicação deve falar ao coração.

Uma boa dica é estudar sobre storytelling, mas o mais importante é praticar mesmo.

Terry Peace, coach de executivos disse certa vez: “Enquanto a mente procura pelas provas, o coração procura pelo envolvimento. Enquanto a mente busca informação, o coração quer experiência. A mente toma a decisão, mas é o coração que se compromete”.

Precisa dizer mais?

#7 Dê exemplos

Um líder que não dá exemplos, dificilmente será respeitado e reconhecido. Por isso, um líder deve usar exemplos e simbolizar isso.

A questão é que ele deve sempre demonstrar com atitudes que está com o grupo. Não adiante vir com um discurso de que vai cortar custos se todos os diretores do board ficarem em hotéis cinco estrelas em suas viagens.

Certa feita, o recém-eleito presidente Nelson Mandela foi a uma final de Rugbi, esporte até então considerado para brancos. Ele apareceu e se sentou na cadeira com uma camisa da seleção de futebol, esporte que era considerado para negros. Foi uma representação simbólica de um exemplo de paz e igualdade.

# 8 Mantenha contato

No início da sua gestão, talvez seja mais fácil conversar com “todo mundo”. Porém, isso tende a se dificultar ao longo do tempo.

Os líderes autênticos trabalham duro, todo dia, para manterem o canal de comunicação claro com todos, mesmo sendo algo bem difícil.

Para manter esse contato, mais do que presença física, o importante é saber ouvir – de verdade.

Grandes líderes, como muitos autores já defenderam, são excelentes ouvintes. E são ouvintes não só daqueles que são “grandes” na hierarquia, mas também ao chão de fábrica.

Bem, é isso. Se você chegou até aqui, parabéns, poucos o fazem.

Obrigado por ler! 🙂

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Para escrever esse texto, usei como referências:

Livro “O Desafio da Liderança” de Kouzes e Posner;

livro “Os 7 Hábitos da Pessoas Altamente Eficazes” de Stephen R. Covey;

Reportagem “Comunicação: O coração da Liderança” publicado na Revista HSM no. 74 de 2009.

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3 Comentários

  • DANIELA JANONES disse:

    Concordo plenamente! Saber expressar o que o líder deseja/ espera do colaborador e ter uma escuta ativa é habilidade rara entre os gestores. Parabéns pelo texto!

    1. Danilo Mota disse:

      Oi Daniela, muito obrigado por deixar o seu comentário. Isso me ajuda a continuar escrevendo e ajudando pessoas!!