5 passos simples para conseguir mais tráfego com o seu blog

Tempo de leitura: 5 min

Como aumentar tráfego blog - Foto: Thought Catalog

Quais são os desafios inerentes a aumentar o tráfego do seu blog na internet?

Conseguir mais tráfego com o seu blog, não é uma tarefa fácil, mas com passos simples e consistentes, já te adianto que é possível crescer com essa ferramenta.

Em primeiro lugar, apesar de atuar há algum tempo com o marketing digital, tenho aprendido que a vida on-line exige um exercício contínuo de aprendizado.

Parece fácil, mas criar um blog ou site, começar a produzir vídeos, manter relacionamento com uma lista etc, exigem boas horas de trabalho!

Uma coisa eu aprendi a duras penas e quero que você saiba logo de cara: Um blog ou site sem tráfego, não vai te dar resultado!

Não sabe o que é tráfego?

Para quem é leigo, tráfego refere-se à quantidade de pessoas visitando sua página diariamente. A grande questão é que você precisa manter um fluxo de pessoas visitando seus conteúdos no blog.

Baseado nisso, e para ajudar, elenco a seguir algumas direções importantes que vão aumentar o seu tráfego:

1. Crie conteúdo relevante

Criar e manter um blog (mesmo no site da sua empresa) e alimentá-lo com conteúdo de relevância para o seu cliente, aumenta MUITO a chance de que o Google localize o seu site.

No inbound Marketing (Marketing de entrada) uma das chaves é o que se chama Marketing de conteúdo. Vale a pena estudar isso em materiais gratuitos que estão disponíveis na internet e aqui no blog (veja este aqui).

De forma geral, pesquise os problemas que o seu cliente/prospect tem. Depois, escreva textos dizendo como resolver esses problemas do seu cliente. No passo 2 a seguir, eu vou deixar duas ferramentas para você usar de forma a saber as dores do seu cliente.

Pense que as pessoas fazem um processo muito comum quanto têm problemas: elas vão até o Google e escrevem buscas que tenham palavras mais ou menos assim:

  • “Como resolver isso..”
  • “O que é aquilo…”
  • “O produto tal é bom…”

Enfim, procure saber a jornada de compra do seu cliente para oferecer a ele soluções de acordo com o que ele precisa. Fazendo assim, seu conteúdo vai estar alinhado ao que as pessoas-alvo do seu blog esperam!

Prosseguindo…

2. Seja frequente

Para aumentar a audiência do seu blog, publique conteúdo e divulgue estrategicamente no Facebook, Instagram, Linkedin e demais redes. Mas como eu disse, faça isso de forma planejada observando a peculiaridade de cada plataforma, horários que engajam mais etc.

No geral, estatísticas dão conta de que pelo menos 30% do tráfego de um site vem das redes sociais.

Especialistas defendem que no caso do blog, publicar conteúdo uma vez por semana já é suficiente. No Facebook a frequência pode ser maior, mas você deve se atentar para os horários onde a audiência é maior

Como comentado no item 1 faça busca por problemas que o seu cliente/prospect tem olhando as palavras-chave que ele busca na internet. Observe as estatísticas do Facebook da sua página ou dê uma olhada no Google Analytics e até mesmo vá no planejador de palavra-chave do Ubersuggest e observe: perfil demográfico, horários onde seus conteúdos recebem mais visitas, palavras-chave mais buscadas etc.

No passo 4 a seguir eu vou deixar mais ferramentas para você pesquisar as demandas do seu público.

3. Construa sua autoridade

Você pode aproveitar o blog ou as redes sociais para vender sua expertise na sua área de atuação. Isso pode ser feito respondendo dúvidas, vídeos no Youtube e fazendo contribuições gratuitas de forma geral.

Escolha uma área onde você é bom e foque em se tornar referência naquilo no mundo online. Os especialistas de internet chamam isso de escolher um nicho. Nesse nicho, pense na necessidade da pessoa e como fazer para resolver essa necessidade. Vale a pena investir em conteúdo que tenha ressonância com a sua audiência.

Fazendo assim você vai começar a aumentar o tráfego do seu blog com conteúdos de valor para sua audiência!

4. Interaja para aumentar o tráfego

No seu blog, redes sociais ou Youtube, Faça quizzes, pesquisas, pergunte.

Mostre de alguma forma ao cliente ou seu prospect que você está se relacionando/interagindo com ele.

Hoje existem ferramentas interessantes e em parte gratuitas como o Typeform, Survey Monkey, Google Forms etc, onde é possível até de forma gratuita fazer pesquisas e sondar o seu público quanto aos interesses dele.

Depois que você tiver um raio-x dos problemas e desejos do seu cliente, você pode criar as chamadas iscas digitais. Essas iscas referem-se a você ter materiais adicionais que ajudam a resolver o problema dos clientes como ebooks, pdfs, sequências de vídeo etc.

Ofereça esses “brindes”de forma a entregar algo para a pessoa. Em troca, pegue o email do visitante do seu site e monte uma lista de email com os que aceitaram receber a sua isca digital.

Fazendo assim, você vai ter uma base de prospects para enviar newsletters e reviews de novos artigos, lançamento de produtos etc.

Depois disso, para conseguir mais tráfego com o seu blog, faça…

5. Analise e mensure

Como já dito anteriormente, faça periodicamente uma análise do seu site/blog/facebook/youtube, sobre quais assuntos são de maior interesse (quais tiveram mais comentários). Se for um blog, o Google Analytics pode ajudar. Se for Facebook, as ferramentas de medição do Facebook Insights podem ser úteis.

Atualmente, o Instagram, o Linkedin e até o Pinterest já contam com um painel de análise das visitas ao seu perfil nessas redes, e que você pode combinar para analisar o seu site.

Fazendo esse passo-a-passo que falei aqui, você vai começar bem o seu processo de mensurar os resultados do seu blog e tratá-lo como uma ferramenta de negócios!

Ah, e por último considere investir em tráfego pago. Isso quer dizer que você deve considerar a possibilidade de comprar tráfego dos buscadores de internet e das próprias redes sociais. Afinal, fazer isso pode dar a você prospects mais qualificados e mais vendas!

Bom, vou ficando por aqui.

Gostou desse conteúdo? Espero que ele tenha contribuído com você!

Então divulgue para quem precisa e deixe seus comentários. Até breve.

Para escrever esse texto eu usei a minha experiência e pesquisei outras referências como as que estão abaixo:

Veja mais esse texto que escrevi sobre blogs

https://rockcontent.com/br/blog/como-gerar-trafego/

https://neilpatel.com/br/blog/como-atrair-20-000-visitas-para-o-blog-em-90-dias/

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1 Comentário

  • luzinete disse:

    Muito interessante, cada negócio tem um perfil, e muitas vezes não investimos em blogs e face que são formas modernas e rápidas de divulgação do nosso negócio, simplesmente por falta de acompanhar o passo a passo. Vai me ajudar e muito a eu criar o meu blog ou usar o meu faceboock a meu favor.