Apresentação em público: Como se preparar melhor?

oratoria-danilomotaHoje vou dar algumas dicas que uso para me apresentar melhor, seja em uma apresentação de trabalho de faculdade, TCC, apresentação na empresa ou qualquer outro contexto.

Esse texto faz parte da série de 5 vídeos que fiz no Youtube para ajudar as pessoas na sua oratória. 

Essa é uma ferramenta minha que talvez sirva para você. Por isso quero dividi-la.

Vamos lá?

Pois bem, quando você for se apresentar, a primeira coisa que considero importante é você tentar se colocar no lugar dos espectadores, das pessoas que te assistirão. A questão é simples: Se você estivesse assistindo uma apresentação, O que você gostaria de ouvir? Ou o que as pessoas gostariam de ouvir? no que elas estariam interessadas?


Você entendeu.
A questão é que você deve adaptar a sua apresentação ao público.

Por exemplo, se você vai se apresentar numa reunião de trabalho, pode usar uma linguagem mais com termos técnicos, siglas etc. Caso vá se apresentar em uma palestra, onde haverá alunos e um público mais geral, aí você pode usar uma linguagem mais informal. Se for um evento formal como um seminário, é importante dosar a comunicação para o público sendo mais técnica e assim por diante.

Mas aí você diz: “…estou na dúvida quanto ao público e o seu grau de conhecimento…”  Você pode fazer uma pesquisa antes do evento com os organizadores, com professores, na instituição onde o evento vai ocorrer etc. Mas caso mesmo assim seja difícil, é bom se apresentar numa linguagem menos técnica possível, tentando privilegiar a todos.oratoria1

O que em geral as pessoas buscam numa apresentação?

Informação. E informação relevante.

Elas querem algo útil e que servirá para elas. Aliado a informação, o público também procura entretenimento. Se possível ele quer passar aquele tempo da sua apresentação de forma agradável e até divertida. As pessoas querem ao final ter a sensação de que eles não perderam tempo.

Então, é importante aqui também dar uma olhada no local onde você vai se apresentar – no caso de uma apresentação considerando que você não conhece o local.

Neste caso você deve chegar mais cedo, se ambientar, sentar nas cadeiras pra ter uma ideia da perspectiva de quem vai estar assistindo, verificar a iluminação, testar os equipamentos, a acústica do lugar etc.

Por fim, sabemos que apresentar-se em público por vezes não é fácil para a maioria das pessoas. Mas, se você quer se esforçar para fazer uma apresentação boa, a dica que entreguei aqui faz parte do PLANEJAMENTO.

Você deve começar a se preparar para sua abordagem pensando em quem vai assistir, qual a perspectiva delas, quais são as suas expectativas em relação a apresentação etc. Nada muito além do que você mesmo buscaria se estivesse como ouvinte não é verdade?

Quer aprender mais? aqui no blog eu tenho outros materiais que acho, vão te ajudar nessa caminhada de se apresentar melhor em público. Se você tiver interesse, clique abaixo.

Se esse conteúdo te ajudou, não deixe de colocar nos comentários as suas impressões. Grande abraço.

Seis passos para dominar o palco nas apresentações em público

Milhares de Pessoas Estão Conseguindo Vender Todos os Dias Usando Apenas o Perfil do Facebook!

Danilo Mota

Danilo Mota é professor e um empreendedor digital com a missão em ajudar pessoas a conseguir mais resultados através da internet.

Website: http://www.superedesafios.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *